Sábado, 02 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 19-04


Avatar

Publicado em 19 de abril de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Sabatina
O advogado e atual secretário de estado do meio ambiente, José Carlos Felizola, foi sabatinado na tarde desta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa (Alese). Ele foi indicado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) para substituir o conselheiro falecido, Carlos Pinna, no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE),

Comissão
A sabatina foi feita pelos deputados Adailton Martins (PSD), Garibaldo Mendonça (PDT,) Georgeo Passos (Cidadania), Luciano Pimentel (PP) e Neto Batalha (PP). O presidente do TCE, Flávio Conceição, e o conselheiro Luís Alberto Meneses acompanharam a reunião.

Plenário
Com a realização da sabatina, a expectativa é de que hoje o plenário da Assembleia já aprecie a indicação de Felizola. Foi uma das tramitações mais rápidas dos últimos anos para a definição de um conselheiro do TCE.

Partido
O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) disse que vai continuar insistindo junto a direção nacional do MDB para assumir o controle do partido no estado. Ele informou que pretende disputar uma das vagas para o senado pelo partido em 2026.

Mudança
O ex-governador Jackson Barreto se afastou do comando da legenda, mas o partido foi entregue ao empresário Eduardo Gama, que foi candidato a vice-governador na chapa do senador Rogério Carvalho (PT) nas eleições passadas.

Adversários
Bispo não esconde o incomodo com a possibilidade de o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), seu adversário na política de Itabaiana, vir a se transferir para o partido, atendendo a um suposto convite de Rogério Carvalho.

Samarone
O médico e professor e pesquisador Antonio Samarone assumiu a secretaria de Cultura do município de Itabaiana, a convite do prefeito Adailton Resende Sousa. Disse que aposta no projeto do grupo, liderado por Valmir de Francisquinho.

Demolição
A vereadora Professora Ângela Melo (PT) lamentou e repudiou a intenção da Prefeitura de Aracaju em demolir a Escola Municipal de Educação Infantil Áurea Melo Zamor, localizada no São Conrado.

Compromisso
Para a vereadora, “quando uma gestão pública decide demolir escolas de educação infantil, sem qualquer justificativa plausível, é porque não há mesmo qualquer compromisso dos gestores com o presente e o futuro das crianças”.

Consenso
Segundo Ângela Melo, há um consenso entre estudantes pais e professores: “Demolir a escola é um absurdo”. A mobilização da comunidade escolar da EMEI Áurea Melo Zamor gerou, inclusive, a elaboração de uma carta pública direcionada ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Sem diálogo
No documento, escrito como espécie de autobiografia pela escola, conforme a vereadora, são criticadas tanto a intenção de demolição quanto o método da Prefeitura, que não dialoga com as pessoas diretamente ameaçadas.

Acolher
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançará oficialmente e assinará a sanção da Lei que institui a implantação do Acolher – Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe. Nesta quarta-feira (19), às 14 horas, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória.

Pacto
No encontro, o governador Fábio Mitidieri e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, reunirão secretários municipais da Educação para pactuação de Políticas de Proteção nas Escolas.

Violência
O prefeito Edvaldo Nogueira, que preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), defendeu, nesta terça-feira (18), em Brasília, a importância do fortalecimento dos municípios para “dar uma resposta rápida e emergente à violência nas escolas, um problema que atenta contra a democracia e a educação do país”.

Com Lula
Em reunião liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a participação de chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo, ministros de Estado, governadores e parlamentares, Edvaldo destacou que “é na cidade que a vida acontece e que, portanto, ela deve ser o ponto principal para a efetividade das ações de combate”.

Apoio
Segundo o prefeito, o presidente Lula apoiou a afirmação. “É verdade, Edvaldo, o problema educacional está na cidade. Assim como os problemas da falta de água, da saúde e do transporte público. O governador não governa se não ouvir os prefeitos e o presidente não governa sem ouvir os entes federados. Não é possível”, disse o presidente.

Saúde
Nesta quarta-feira (19), a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (Federase), realizará evento de cuidados de saúde, de forma gratuita, no Mirante do Calçadão da 13 de julho.

Horário
O evento denominado “Federase em Ação”, será realizado das 18h30 às 20h, e acontece em alusão ao Dia da Nutrição, comemorado no último dia 31 de março, e ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 deste mês.

Recursos
Do senador Rogério Carvalho (PT): “Quero dizer a todos os profissionais da enfermagem que tive uma reunião com os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha, que me confirmaram o envio de um pedido para liberar R$ 7 bilhões do orçamento da União, para destinar aos estados e municípios para o pagamento do piso da Enfermagem”.

Canal de Xingó
A deputada federal Yandra Moura (União) se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (foto), e solicitou a liberação de recursos para aquisição de equipamentos e obras de infraestrutura no estado.
“Reforcei com o ministro a importância das obras do Canal de Xingó, que é tão esperada pelos sergipanos, em especial, pelos sertanejos. Falei sobre as rotas de integração nacional, que promovem desenvolvimento regional e inclusão produtiva”, disse Yandra Moura.
Os benefícios do Canal de Xingó são de extrema relevância para o desenvolvimento do sertão sergipano, a estimativa é atender a 3 milhões de pessoas, entre Sergipe e Bahia. “Através do nosso mandato, trabalharemos para que esta obra tão importante seja iniciada o mais rápido possível. As águas captadas têm a finalidade de abastecimento humano, e em Sergipe atenderá os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e região”, informou Yandra.
“Manter uma relação direta e construtiva com o Poder Legislativo e a sociedade civil, é uma premissa do nosso Governo. É preciso somar esforços para realizar cada vez mais entregas para a sociedade, sobretudo para quem mais precisa”, completou o ministro Waldez Góes.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade