Domingo, 10 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 25-08


Avatar

Publicado em 25 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Sigilo
Do senador Rogério Carvalho (PT) nas redes sociais: “Aprovamos a quebra de sigilos da deputada bolsonarista Carla Zambelli e do hacker Walter Delgatti. Ela está vinculada ao esquema da violação das urnas e foi ela quem pagou ao Delgatti para que ele trabalhasse como hacker”.

Diplomação
A cerimônia de diplomação dos vereadores Élber Batalha (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD) e os respectivos suplentes do PSB (Rubinho R9) e PSD (Bigode do Santa Maria) será realizada nessa sexta-feira (25), no auditório anexo do TRE. A solenidade terá início às 9h e será aberta a imprensa e convidados dos diplomandos.

Cassados
Os novos vereadores vão ocupar as vagas surgidas em razão da cassação dos mandatos, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos vereadores Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, que tinham sido eleitos pelo PSC.

Confusão
Zezinho do Bugio poderá ter problemas para continuar como vereador por ter deixado o PSD e se filiado ao PSB. Isso porque o segundo suplente, que passará a ser o primeiro suplente do PSD, o Bigode do Santa Maria, vai continuar brigando na Justiça pela vaga por entender ser do seu partido e que Zezinho cometeu infidelidade partidária.

Mandato
Como primeiro suplente, Zezinho do Bugio está hoje ocupando mandato do vereador licenciado Manuel Marcos (PSD), que assumiu mandato de deputado estadual na cadeira de Jorginho Araújo (PSD). Nessa sexta, ele passa a ter a vaga definitiva de vereador após a retotalização dos votos. Com isso, na próxima semana o segundo suplente, que passará a ser o primeiro, Bigode do Santa Maria, será empossado na vaga de Manuel Marcos.

Disputa
Como o terceiro suplente, que é o ex-vereador Dr. Gonzaga, também deixou o PSD e faleceu o quarto suplente Américo de Deus, o quinto suplente, o ex-vereador Adriano Taxista (PSD), já declarou que vai entrar na briga judicial pelo mandato de Zezinho do Bugio.

Aprendizes
Os Correios iniciaram os procedimentos previstos em edital para a contratação de 31 jovens aprendizes em Sergipe. Todos eles foram aprovados no processo seletivo realizado entre os meses de março e maio deste ano. Nesta fase, o candidato precisa conferir se o seu nome está na lista de convocação disponível no site dos Correios.

Apresentação
Em seguida, deve-se apresentar, por meio do sistema de inscrição, a documentação comprobatória exigida. O prazo termina no dia 6 de setembro. As próximas etapas consistem na convocação para comparecimento aos Correios e entrega física de documentos, encaminhamento para exames admissionais e, por fim, a efetivação da contratação.

Emendas
O senador Alessandro Vieira divulgou a lista dos projetos classificados para a etapa final do Edital de Emendas Participativas 01/2023. Ao todo, são 125 projetos inscritos por Organizações Sem Fins Lucrativos e Cooperativas de Agricultura Familiar ou de Reciclagem; Hospitais Filantrópicos; Instituições Públicas de Ensino da Rede Federal (UFS, HU-UFS e IFS); Guardas Municipais e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) e que vão para a etapa final, de votação popular.

Edital
O Edital de Emendas Participativas é uma iniciativa do senador Alessandro que inovou a forma de destinar recursos públicos para Sergipe. As emendas participativas colocam o poder de escolha do destino do recurso na mão do cidadão, que acessa o site e vota no projeto que ele quer ver beneficiado.

Reunião
As entidades que tiveram projetos aprovados estão sendo convocadas para uma reunião coletiva onde serão reforçadas as regras da votação popular e mobilização de cada instituição. O encontro está programado para sexta-feira (25), às 14h, no auditório do NAT, na Rua Santa Luzia, 680, Bairro São José.

Mulheres
A deputada Yandra Moura (União) obteve aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do relatório apresentado ao Projeto de Lei 5.355/19, que institui a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis por mulheres vítimas de violência que utilizem veículo automotivo em sua atividade laboral.

Substitutivo
A parlamentar elaborou um substitutivo para dispor que “no caso do trânsito em julgado da violência sofrida pela mulher que exerça atividade como microempresária, prestando serviços de maneira não eventual, então caberia instituir a isenção do IPI”.

Audiência
A audiência pública para discutir o Plano Diretor de Aracaju convocada juíza titular da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, será irá realizada nesta sexta-feira (25), às 9h. No Salão Nobre do Fórum Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizado na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1500, Bairro Capucho.

Razão
A audiência pública irá tratar do processo que tem como objeto o Plano Diretor de Aracaju, no qual o Ministério Público Federal (MPF); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE); o Grupo Criliber – Criança e Liberdade e a Associação Padre Luiz Lemper, pediram a suspensão da tentativa de revisão do Plano Diretor de Aracaju, alegando que não houve a ampla participação popular.

Martinho da Vila
O cantor, compositor e pesquisador musical Martinho da Vila foi condecorado, na noite de quarta-feira (23), com o título de ‘Doutor Honoris Causa’ conferido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Após assistir – e interagir – apresentações folclóricas genuinamente sergipanas, o homenageado foi convidado para participar da cerimônia conduzida pela Instituição de Ensino Superior. A concessão do título integra a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco.
Recepcionado pelo Grupo Folclórico Batalhão de Bacamateiros, do Povoado Águada, município de Carmopólis, Martinho pôde reviver em solo sergipano um recorte da sua respectiva trajetória profissional. Isso porque no ano de 1989, o músico – natural do Estado do Rio de Janeiro -, conheceu o grupo durante o Festival Cultural de Laranjeiras. Logo em seguida, convidou os artistas locais para gravar a canção intitulada: ‘Bacamarte de Sergipe’, faixa do disco: ‘Canto das Lavadeiras’.
Usando o um autêntico chapéu de couro, um dos mais importantes símbolos do povo nordestino, Martinho da Vila não consegui esconder sua emoção: “É muito gratificante voltar ao passado. Estou muito feliz em poder retornar à Sergipe e ser homenageado pela Universidade que, apesar de pequeno em sua geografia, possui um espaço incalculável em meu coração. Já recebi diversas homenagens, mas cada uma conta uma história e esta também é única”, destacou.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade