Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 27-09


Avatar

Publicado em 27 de setembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Sintese
O governador Fábio Mitidieri recebeu nesta terça-feira (26), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Após audiência com os representantes, foi agendada uma nova reunião com a equipe diretiva para a primeira quinzena de outubro, na qual será pautada a retomada da carreira do magistério.

Demandas
O governador comprometeu-se a debater as demandas da categoria na presença de gestores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Parlasul
Em Montevidéu, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, tomou posse no Parlamento do Mercosul (Parlasul), formado por parlamentares do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. A nova delegação de parlamentares do Brasil é composta por 37 cadeiras, sendo 10 senadores e 27 deputados federais. Yandra é a única sergipana.

Juramento
A parlamentar fez o juramento como membro titular e já representa o Brasil em discussões de interesse da América do Sul e do mundo. “Ter voz e representação em um parlamento tão importante nos credencia a realizar um excelente trabalho, ampliar as discussões do nosso bloco de países em áreas tão importantes e atuais como o Mercado Comum e os problemas das mudanças climáticas”, informou Yandra.

Sindifisco
As eleições no Sindifisco/SE serão realizadas no dia 9 de novembro de 2023. A Comissão Eleitoral recebeu as inscrições de duas chapas concorrentes às eleições para nova Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal do Sincifisco, triênio 2024 – 2026.

Chapas
A Chapa 1, ‘União e Luta para Avançar’, é liderada pelo atual presidente José Antonio dos Santos, que disputa a reeleição. A chapa 2, ‘Fisco Forte e Mobilizado’, tem como candidato a presidente Claudemir de Oliveira Lima.

Destaque
A passagem do prefeito Edvaldo Nogueira pela cidade de Yantai ganhou destaque na imprensa chinesa. A Yantai TV, emissora de televisão local, exibiu uma reportagem no último domingo (24), mostrando a recepção do secretário do Partido Comunista Chinês em Yantai, Jiang Cheng, ao gestor da capital sergipana.

Acordo
A matéria também deu ênfase ao acordo de Cidades-Irmãs que foi firmado entre os dois municípios. “Fico muito feliz com a repercussão que a nossa visita está tendo em Yantai, pois demonstra a importância que a cidade chinesa tem dado ao acordo de irmandade que foi selado com a nossa capital, em julho, além de mostrar o prestígio de Aracaju”, afirmou Edvaldo.

Educação
Nesta quinta-feira (28), às 9h, no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, será realizada mais uma edição do Projeto ‘Quintas Negras’. O tema desta edição será: A Educação de um Brasil Africanizado.

Reflexão
Terá a participação da historiadora e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Rose de Ewá, e da historiadora e doutoranda em Educação também pela Universidade Federal de Sergipe, Andréia Teixeira. As educadoras farão uma reflexão sobre as relações sociais e o acesso à justiça social no contexto das sociedades atravessadas pelos efeitos da colonialidade.

Violência
O governador Fábio Mitidieri sancionou a lei nº 9.286, de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos) que cria o Programa “Todas e Todos por Elas contra a Violência Doméstica e Familiar”.

Objetivo
A nova lei, estabelece a capacitação de profissionais da área da beleza e estética para que se qualifiquem como agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Propaganda
O MDB e o PSDB exibem nesta semana, de 26 a 30 de setembro, propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. As inserções estão previstas no calendário de 2023 e estão sendo veiculadas entre as 19h30 e as 22h30 da programação das emissoras de terça-feira (26), quinta-feira (28) e sábado (30).

Tempo
Ao todo, o MDB terá direito a cinco minutos, sendo dois minutos na terça, dois minutos na quinta e um minuto no sábado. Já o PSDB totalizará 10 minutos de inserções, sendo três minutos na terça, três minutos na quinta e quatro minutos no sábado. O tempo de cada inserção varia de 30 segundos a um minuto cada.

Previsão
No segundo semestre deste ano, o MDB tem direito a um tempo total de 20 minutos de propaganda partidária, em um total de 40 inserções no período, e o PSDB a dez minutos, totalizando 20 inserções.

Mais vereadores
Por unanimidade, os vereadores votaram nesta terça-feira (26), pelo aumento do número de vereadores em Aracaju de 24 para 26. Foram 19 votos favoráveis, já que 2 vereadores estavam ausentes e 02 estão licenciados.
O projeto aprovado (n°2/2023) trata-se de uma emenda à Lei Orgânica de Aracaju, com alteração de redação do 1º parágrafo do artigo 80, da Lei Orgânica do Município de Aracaju. Após a aprovação, o projeto foi promulgado pela Mesa Diretora e passa a valer na capital a partir da próxima eleição.
O projeto, que foi proposto pela Mesa Diretora e votado com urgência em segunda discussão, baseia o aumento do número de vereadores nos dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022).
Os dados, que foram divulgados, em julho deste ano, mostram que Aracaju tinha 602.757 habitantes. Com esse resultado, Aracaju é o município do estado com maior população, registrou um crescimento de 5,98% entre os Censos e em números absolutos, esse aumento representa mais 31.500 pessoas vivendo na capital. Vale ressaltar que a coleta de dados do IBGE adotou a data de 31 de julho de 2022 como referência.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade