Sexta, 19 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Congresso marca centenário do Instituto Histórico


Publicado em 07 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


O escritor Antonio Saracura autografa livro

Milton Alves Júnior

Em comemoração ao centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), uma vasta programação foi promovida pela direção da instituição.  Reunindo diversos escritores, poetas e cronistas, desde a última segunda-feira, 02, solenidades festivas são realizadas em diversos órgãos, escolas e institutos de Sergipe. Na tarde de ontem, por exemplo, além do lançamento do livro "Minha Querida Aracaju Aflita", escrito por Antônio Francisco de Jesus, também foi aberto o terceiro Congresso Sergipano de História e Encontro Estadual de História, promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH/SE).

Para Samuel Albuquerque, presidente do IHGSE, a emancipação cultural e política de Sergipe será um dos temas abordados durante as homenagens. "É uma bela festa para toda a sociedade que a cada dia desvenda um pouco mais da nossa cultura, da nossa raiz. Mensalmente novos livros são publicados contando um pouco da história de Sergipe, e só quem ganha com isso são os próprios moradores dessa terra encantadora", disse.

Durante o ato, foi reverenciada a memória do governador José Rollemberg Leite e do historiador Luiz Antônio Barreto. "Por três décadas o Luiz foi orador do Instituto Histórico e nós não poderíamos deixar de homenagear esse ícone da literatura sergipana. Toda palavra e gesto de gratidão direcionadas ao escritor são poucas diante do que ele proporcionou de positivo para a nossa cultura", disse Samuel.

De acordo com o escritor Antônio Saracura, um pedaço de cada município está representado nas solenidades. Para ele, todos os anos a cultura sergipana se fortalece ainda mais. "Todos aqueles que curtem essas obras publicadas certamente estão aqui presente nessas comemorações ao centenário do Instituto", alegou o escritor que estava divulgando seus dois livros de romance e um de crônica.

A comemoração segue até a próxima terça-feira quando serão empossados os novos sócios do IHGSE e realizada a Conferência Novos Rumos da Casa de Sergipe. Por fim, será lançada a 42ª edição da revista do Instituto.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade