Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Constelação de satélites permite monitoramento de projetos da Codevasf


Avatar

Publicado em 22 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O monitoramento contínuo de ações e projetos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por uma constelação de satélites já é realidade por meio da tecnologia de sensoriamento remoto. Para isso, a Companhia aderiu ao programa Brasil M.A.I.S. — Meio Ambiente Integrado e Seguro —, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenado pela Polícia Federal. O programa fornece imagens em alta resolução do território brasileiro. A tecnologia permite acompanhar à distância, por exemplo, a execução de grandes obras, a situação legal de áreas de proteção ambiental e o processo de revitalização de bacias hidrográficas.
Com a adesão ao programa, a Codevasf possui acesso às imagens diárias que permitirão monitorar alterações na cobertura vegetal de áreas protegidas em imóveis da Companhia, realizar estudos para caracterização ambiental e para caracterização regional para elaboração de projeto básico de engenharia, a avaliação de impacto em áreas de influência de empreendimentos da empresa, como a implantação de vias de acesso e barragens, a identificação de dados de produção, como cultura e área de plantio, e no acompanhamento de grandes obras, entre outros usos e aplicações.
Segundo o chefe da Unidade de Gestão Geotecnológica da Companhia, Teotonio Silva Filho, todos esses usos e aplicações a partir da adesão ao Brasil M.A.I.S. devem ser compartilhados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O compartilhamento está previsto no termo de adesão e deve colaborar com o desenvolvimento das ações do Ministério da Justiça, pois permitem celeridade para verificação de invasões, caracterização ambiental de impacto em empreendimentos, estudos de caracterização regional, entre outras atividades”, explicou.
O uso do sensoriamento remoto atende às necessidades constantes de mapeamento e detalhamento de estruturas físicas e da ocupação humana por meio da utilização de geotecnologias e deve também reduzir custos na execução dessas atividades.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade