**PUBLICIDADE
Cozinha Comunitária é construída em Estância
Publicado em 06 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia
A comunidade do Bairro Cidade Nova, região Norte da cidade de Estância, receberá em breve a Cozinha Comunitária, sendo esta mais uma obra de grande alcance social entregue pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. O empreendimento está em sua fase de construção e mostra-se bem adiantado com o alicerce e toda a estrutura de base sendo efetivada.
Essa obra é mais uma conquista do prefeito Ivan Leite, que visa promover a melhoria das condições de nutrição e acesso à alimentação de qualidade a população de baixa renda. Entre as atividades da cozinha uma das principais será a de fornecer uma alimentação adequada e gratuita aos que não conseguem suprir por meios próprios suas necessidades alimentares e nutricionais. O prefeito ressalta que estão sendo investidos recursos na ordem de 300 mil, incluindo os equipamentos necessários, sendo R$ 192.239,06, do Ministério de
Desenvolvimento Social, e R$ 112.818,04 da Prefeitura, como contrapartida.
Para um município conquistar a liberação da construção de uma Cozinha Comunitária, é necessário dispor de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em pleno funcionamento, e mais, é preciso que o município esteja no cadastro do Censo CRAS 2009 da SNAS; que operacionalize ou que já tenham operacionalizado o PAA municipal – Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF); e que tenha cadastrado suas propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).
A Cozinha Comunitária integra o projeto Fome Zero que visa melhorar as condições de vida de famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além da cozinha, breve será inaugurada mais uma creche orçada em mais de 1 milhão, que também vai beneficiar a comunidade da Cidade Nova. As referidas obras estão localizadas próximo à sede do Conselho Tutelar, na Rua Frei Damião.