Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Defesa Civil vistoria áreas atingidas pela seca


Avatar

Publicado em 03 de maio de 2013
Por Jornal Do Dia


Monique Oliveira
[email protected]

Técnicos do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) estão pelos municípios afetados com a seca avaliando o cenário devido às últimas chuvas que caíram em todo o Estado. Na tarde desta sexta-feira, 3, os representantes da Depec realizam uma reunião para a elaboração de relatório com as possíveis mudanças, mas de acordo com o secretário executivo do órgão, tenente-coronel Gilfran Mateus, ainda é cedo para dizer se a Operação Pipa poderá suspensa.

Ele explicou que as últimas chuvas não foram suficientes para o armazenamento de água nas barragens ou açudes. Além disso, o militar esclareceu que a Operação Pipa estadual está abastecendo água para o consumo animal, no entanto, serve para o consumo humano, uma vez que o produto é armazenado nas cisternas das comunidades, mesmo local onde a Operação Federal coloca a água para consumo humano. "Nosso foco hoje é o abastecimento de água para os animais, no entanto, a água distribuída pelo estado pode ser consumida pelo ser humano, pois é água tratada", colocou o coronel.
Gilfran Mateus ressaltou também que as chuvas foram boas, principalmente para a região do sertão como Carira, Poço Redondo e Poço Verde, por exemplo. "As chuvas caíram em todo o estado e como já tínhamos técnicos avaliando o cenário da seca, agora iremos discutir o reflexo das chuvas nas regiões que atualmente sofrem com a estiagem", frisou Mateus.

Enquanto a avaliação não é concluída, permanece o quantitativo de 30 municípios em situação de emergência. As cidades mais recentes que entraram na relação da Depec foram Laranjeiras, Simão Dias, Lagarto, Riachão do Dantas, Nossa Senhora das Dores, Feira Nova e Macambira.
Conforme a Depec essa seca é a pior dos últimos 60 anos, pois já extrapolou as fronteiras do semiárido. O órgão vem trabalhando desde 2011, mas de lá para cá nada foi recuperado. "Estado vem dando assistência às famílias por meio dos programas sociais, como operação pipa, cestas de alimentos, sucos, entre outros", destacou o secretário Gilfran Mateus.
Atualmente a Operação Pipa estadual conta com o auxílio de 107 caminhões pipas contratados, mas a Depec tem a meta de atingir 120 caminhões.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade