Sexta, 19 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Divulgada nota de corte parcial para o Sisu 2024


Publicado em 24 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Milton Alves Júnior
 
Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), já podem acessar a plataforma digital para conferir a nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024). Conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), esta etapa do processo permite que os candidatos a uma vaga em universidade pública confira a pontuação do último classificado na quantidade de vagas disponíveis por curso. Por exemplo, este ano, o curso de pedagogia disponibilizou 9.952 vagas por meio do Sisu. Quando todas as vagas disponibilizadas são preenchidas, na ordem da maior nota para a menor, a de corte é referente a do candidato que estiver ocupando a 9.952ª vaga.
O Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil depois que o MEC, no ano de 2010, decidiu criar este sistema e agregar iniciativas paralelas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições permanecem abertas até as 23h59 desta quinta-feira, 25, prazo máximo concedido para que os candidatos possam mudar as opções de curso. Durante esse período a nota de corte oscila conforme a pontuação dos inscritos em cada curso. “A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 30 de janeiro, quando também começa o período para os candidatos não classificados na chamada regular manifestarem interesse na lista de espera. Essa etapa acontece até o dia 7 de fevereiro”, informou a Agência Brasil.
 
Oportunidade no exterior – Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. A partir deste ano, as instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano para preencher vagas remanescentes. Para a edição de 2024, o Sisu ofertou 264 mil vagas, em?6.827?cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram ofertadas mais de cinco mil vagas.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade