Sexta, 01 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Escolas ajudam jovens na inscrição ao Sisu


Avatar

Publicado em 23 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Para participar do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 E não ter zerado prova de Redação (Foto: Maria Odília/Seduc)

Com a abertura das inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira (22), alguns alunos da rede pública estadual de ensino procuraram as referidas escolas para realizarem a inscrição sob a orientação de professores e gestores. No Colégio Estadual Paulo Costa, em Aracaju, mais de 20 alunos compareceram ao laboratório de informática.
A aluna Geovana Ferreira Santos, que pontuou 940 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está confiante ao se inscrever para uma das vagas do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela colocou como segunda opção o curso de Educação Física, e disse que sempre gostou de atividades voltadas à arte, fotografia e marketing. “Estava vendo como funciona o curso e me identifiquei”, disse, ao afirmar que será a primeira a ingressar em um curso superior na família.
O aluno Flávio Daniel também compareceu ao colégio nesta segunda-feira (22). Com orientação dos coordenadores da escola, Ronilse Torres e Orlando Sandes, Flávio fez a inscrição para o curso de Ciência Contábeis. “Tirei 800 na Redação e estou bastante otimista. Sempre gostei de estudar números e tenho mais paixão por matemática”, contou.
Os interessados devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro. Para esta edição do programa, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior que assinaram o Termo de Adesão (TA).
Para participar do processo seletivo do Sisu?2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, bem como não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.
A inscrição para o Sisu é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). A edição terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes para todo o ano. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.
 
 Lista de espera – Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.
Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade