Sábado, 18 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Doações dos sergipanos para o RS chegaram a 50 toneladas


Avatar

Publicado em 14 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


(Diego Vara/Reuters/Agência Brasil)

Por falta de transporte adequado para enviar toneladas de doações recebidas para o estado do Rio Grande do Sul, diversos pontos de coleta na região metropolitana de Aracaju estão – desde o último final de semana -, suspendendo de forma temporária o recebimento de novos atos de solidariedade. Pela Aena Brasil – empresa responsável por administrar aeroportos, a campanha arrecadou aproximadamente 300 toneladas de mantimentos em todos os 17 aeroportos administrados pela empresa. Somente na capital sergipana foram 50 toneladas de mantimentos arrecadadas; o apoio logístico foi realizado pela companhia aérea Azul.
Na tentativa de minimizar o problema e evitar que os sergipanos percam o desejo de seguir acolhendo o pleito do povo gaúcho, o deputado estadual Cristiano Cavalcante (União) propôs aos parlamentares a contratação de uma carreta. A proposta inicial é que o frete seja dividido entre os próprios deputados e deputadas; a busca por um veículo adequado para recolher estas doações e transportar para a região Sul do país ficou por conta do também deputado Luizão Dona Trampi.
Entre as entregas mais comuns estão: água mineral, alimentos perecíveis, ração para animais – com destaque para cães e gatos -, roupas, cobertores e brinquedos. Essa mobilização humanista não tem sido restrita aos estados brasileiros. Pelo governo de Portugal foi revelado que cerca de 200 toneladas de doações estão paradas em galpões, nas cidades de Lisboa e Porto, sem plano ou previsão de envio ao Brasil. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informam que estão articulando com a Força Aérea Portuguesa um plano logístico para levar as doações à população gaúcha. A arrecadação foi coordenada, sobretudo, pela comunidade brasileira no país europeu. Todo esse material já passou por triagem.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade