Duas bombas deixadas em cash no Mosqueiro

Gabriel Damásio

A polícia registrou ontem a primeira explosão de caixas eletrônicos em Aracaju no ano de 2014. Durante a madrugada, bandidos deixaram duas bananas de dinamite em uma cabine da Caixa Econômica Federal na Rodovia dos Náufragos, altura do bairro Mosqueiro (zona de expansão), onde funcionam dois equipamentos. Um dos artefatos explodiu, destruindo o primeiro cash. O outro, apesar de ter sido aceso, falhou e precisou ser detonado por peritos de uma equipe antibombas da Polícia Federal, que isolaram a área durante toda a manhã, com a ajuda da Polícia Militar.

O ataque assustou os moradores da vizinhança, que relataram ter ouvido duas fortes explosões durante a madrugada. Eles também demonstraram receio de que houvesse outros artefatos dentro da cabine e que eles pudessem ainda explodir. Apesar de povoado, o local é deserto e não houve testemunhas que soubessem dizer quem deixou os explosivos nos caixas. Os policiais constataram que, apesar de destruído, o primeiro equipamento tão teve seu cofre aberto e os criminosos fugiram sem levar dinheiro.

Já o segundo estava com uma banana de dinamite colocada em sua saída de dinheiro. Após o isolamento e a avaliação de risco, os policiais federais decidiram retirar o objeto e levá-lo ao terreno de uma loja de material de construção isolado por um muro. Ali, os peritos cavaram um buraco e enterraram o artefato, já interligado a um dispositivo de contracarga que acionou a bomba. De acordo com os agentes, vestígios dos explosivos apontaram para o uso de "emulsões encapsuladas explosivas", um tipo de dinamite usado em pedreiras e que é usado comumente pelas quadrilhas especializadas na explosão de caixas eletrônicos.

Uma perícia mais detalhada deve ser concluída dentro de 30 dias. A PF vai investigar agora quem teve acesso a estes explosivos, verificando os dados do lote e do registro encontrados nos restos dos artefatos – a venda de dinamite é controlada pelo Exército. Outra pista pode estar nas câmeras de segurança da cabine, que podem ter registrado a movimentação dos bandidos. O crime será investigado pela própria Polícia Federal e ainda não há pista dos assaltantes.

Compartilhe esta notícia