Mais de 130 mil pessoas farão o Enem em Sergipe
Publicado em 26 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Mais de 8,7 milhões brasileiros estão a 13 dias de enfrentar, talvez, o maior desafio deste ano. Trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), que este ano apresentou 21,6% a mais de inscritos se comparado com o mesmo processo seletivo do ano passado. No Estado de Sergipe, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 133.575 pessoas devem enfrentar os dois dias de prova que serão realizados simultaneamente em todo o país seguindo o horário de Brasília. Desse total, cerca de 60 mil alunos fazem parte da rede pública de ensino, e 68.500 de instituições particulares ou cursos de pré-vestibular.
Ainda conforme os dados apresentados pelo Inep, no ano passado foram 102.671 inscritos em Sergipe; já em 2012 o instituto registrou 80.386 candidatos. Diante deste crescimento, a menor unidade federativa do país apresenta o 23º maior número de inscrições, à frente apenas do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins.
Mediante incentivos do Governo Federal para que o jovem nordestino tenha mais fácil acesso à instituição acadêmica, a região, ainda avaliada por críticos com um conjunto de estados atrasados e sem perspectiva de amplo progresso, recebeu 3.062.161 documentos de inscrição, atrás apenas da região Sudeste, com 3.407.684 inscritos. Na Universidade Federal de Sergipe serão mais de 5.500 vagas distribuídas em todos os campi e com 30 opções de curso de graduação.
Este ano será a segunda edição do exame na UFS com adesão ao estilo Sisu. Essa facilidade, ou ampliação do sistema será possível em virtude da Universidade Federal de Sergipe, junto ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe), ter aprovado o Sistema de Seleção Unificada em meados de 2012, porém apenas adotado como critério único de ingresso no Enem 2013. Independente de hoje ser um dia de votação de segundo turno no país, muitos sergipanos permanecem focados na prova e devem intensificar os estudos.
Esse é o caso do jovem Luís Gustavo Medeiros, de 16 anos. Com uma carga horária de nove horas de estudos diários, hoje ele vai se dedicar a tão rigorosa Redação. "Estamos passando por um momento histórico onde os dois principais partidos políticos disputam pela sexta vez consecutiva o poder de administrar a nossa nação. Uns defendem o projeto de mudança, outros defendem o aprimoramento dos programas já existentes", disse o candidato.
Questionado sobre a possível relação da votação de hoje com a prova, Gustavo foi enfático na resposta, mesmo acreditando que pode estar entregando o ‘ouro’ para os concorrentes. "Ano passado as mobilizações pararam o Brasil, tivemos uma copa onde nossa seleção foi fiasco. Por outro lado, o desemprego diminuiu, o Brasil saiu do mapa da fome, a copa foi sucesso extra futebol. Dilma ou Aécio podem ser tema da redação e estarei fazendo vários textos sobre esse momento", disse.
Prova – No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação entre as 13h e as 18h30, também horário de Brasília. Este ano serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.