Sexta, 24 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Enem começa hoje ao meio dia em Sergipe


Publicado em 08 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Junior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Logo mais a partir das 12 horas, horário de Sergipe, os portões das escolas credenciadas pelo Ministério da Educação para aplicar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014) estarão fechando as portas para evitar falcatruas e desrespeitos às normas contidas no edital do concurso. Ao todo, serão 8,7 milhões de brasileiros candidatos a ocupar uma das vagas disponíveis em universidades públicas. Este ano o exame apresentou um aumento de 21,6% de inscritos se comparado com o mesmo processo seletivo de 2013. No Estado de Sergipe, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 133.575 cidadãos devem enfrentar os dois dias de prova que serão realizados simultaneamente em todo o país.

Após anos de estudo e foco especial no dia de hoje, é preciso que o estudante tenha em mãos o registro de credenciamento, caneta de cor preta e tubo transparente, e documento oficial com foto. Paralelo a esses cuidados, o MEC volta a chamar a atenção dos candidatos para que estejam no local da prova com pelo menos uma hora e meia de antecedência a fim de evitar contratempos e desclassificação. Em virtude da mudança de uma hora no país por causa do horário de verão, as escolas são ordenadas a fechar os portões com extrema pontualidade às 12h. Aqueles que chegarem atrasados serão instantaneamente desclassificados.

O índice de atrasados na menor unidade federativa do país nos últimos dois anos não passa de 1,3%. De acordo com informações apresentadas no site oficial do Inep, desculpas ‘esfarrapadas’ não são critérios para conquistar permissão para entrar na unidade educacional. O cidadão que for flagrado causando desordem pública em frente a escola, ou tentando pular a grade de proteção, este pode responder criminalmente. De acordo com o diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, professor Genaldo Freitas, no ano passado cerca de cinco pessoas foram impedidas de entrar por chegar um minuto atrasado. Ao longo dos concursos estudantis, nenhum registro de descumprimento das regras foi registrado, e hoje não será a primeira vez.
"Todos sabem dos compromissos com o estudo e com os horários. Sempre cinco minutos antes de fechar os portões a gente realiza uma ronda no quarteirão para agilizar os estudantes que estejam nas proximidades.

Faltando um minuto vamos até as duas pontas da esquina, e 12h a gente fecha. Não existe tolerância, deu 12h a gente tranca o portão, independente de quem seja e qual a desculpa esteja apresentando", afirmou. Dos 133.575 cidadãos sergipanos inscritos, cerca de 60 mil alunos fazem parte da rede pública de ensino, e 68.500 de instituições particulares ou cursos de pré-vestibular. Na Universidade Federal de Sergipe serão mais de 5.500 vagas distribuídas em todos os campi e com 30 opções de curso de graduação.

Este ano será a segunda edição do exame na UFS com adesão ao Sisu. Essa facilidade, ou ampliação do sistema será possível em virtude da Universidade Federal de Sergipe, junto ao Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe), ter aprovado o Sistema de Seleção Unificada em meados de 2012, porém apenas adotado como critério único de ingresso no Enem 2013. Conforme consta em edital, no dia de hoje, primeiro dia de provas do Enem, haverá a aplicação de 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente entre duas áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Quatro provas diferentes foram elaboradas.

Já amanhã será aplicada a mesma quantidade de questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No segundo dia também haverá a aplicação da redação do Enem 2014 e, portanto, o tempo de duração das provas será acrescido em uma hora. Desta maneira, com o início programado para o mesmo horário, o tempo será contado das 12h às 17h30.

 Respostas – O gabarito oficial do Enem 2014 está programado para ser publicado até a próxima quarta-feira, 12, no site: enem.inep.gov.br/. Entretanto, professores credenciados pelo instituto divulgarão prévias com respostas de todos os cadernos de questões horas depois da aplicação das provas. Com o resultado do Enem 2014, que será divulgado no fim de dezembro ou início de janeiro, os participantes terão a oportunidade de escolher onde usar a nota: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Ciência sem Fronteiras.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade