A catedral do município de Estância permanece interditada por tempo indeterminado em virtude de problemas estruturais identificados por técnicos da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Segundo informações apresentadas pelo pároco da Catedral Diocesana, padre Humberto da Silva, desde o último dia 08 a estrutura vem apresentando representativo crescimento de fissuras nas paredes e parte do teto. Atendendo aos pedidos do padre, os órgãos de fiscalização estiveram no ambiente onde em poucos minutos constataram uma série de infiltrações que estão prejudicando o imóvel. A fim de evitar possíveis tragédias, as missas que eram realizadas na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe passaram a ser realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com Padre Humberto da Silva, é possível que o local em breve seja liberado para a celebração das missas, mas essa autorização apenas deve ser oficializada após o laudo técnico ser concluído. A perspectiva é que este documento seja liberado até a próxima quarta-feira, 24. "Identificamos esse problema e para evitar coisa pior decidimos comunicar o fato a Defesa Civil que imediatamente veio até aqui e confirmou que as nossas informações realmente estão certas. Agora o que nos resta é esperar parra saber se a igreja pode ser aberta enquanto realizamos as reformas, ou realmente ela só poderá receber os fiéis após a conclusão do serviço", declarou.
Segundo informações da Defesa Civil, a última reforma feita na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe foi realizada em meados do ano de 1995. Desde então, nenhuma vistoria, ou qualificação das estruturas recebeu qualquer tipo de fortalecimento estrutural. Conforme prévia avaliação do coordenador da Defesa Civil de Estância, Antônio Menezes, é de fundamental importância que o espaço permaneça sem registrar o fluxo de pessoas. "Os funcionários da paróquia perceberam rachaduras no altar, pilares e paredes da igreja.
Por precaução, eles suspenderam as missas e na quinta viram que as rachaduras aumentaram. Estamos trabalhando intensamente para agilizar esses estudos técnicos e apresentar à comunidade católica. Ter nos acionado foi uma atitude muito importante", afirmou.
Na próxima terça-feira, 23, está prevista uma nova vistoria por parte dos técnicos responsáveis. Esta ação deve contar novamente com a participação de agentes do CBM.


