Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fátima Bezerra é a nova presidenta do Consórcio Nordeste


Avatar

Publicado em 14 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Divulgação

Na quarta-feira (13), em Assembleia Geral (foto), realizada no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, o Consórcio Nordeste (CNE) escolheu Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, como nova presidenta.
Fátima é a primeira mulher a assumir o comando do Consórcio e sua posse se dará em cerimônia a ser marcada em janeiro de 2024.
Sempre presente nas pautas do Consórcio Nordeste, durante o discurso de posse, a mais nova presidenta do Consórcio reforçou que as prioridades do seu mandato são o combate a desigualdade e a mitigação do El Niño. 
Nascida em Nova Palmeira (PB), Fátima Bezerra se mudou para Natal, no Rio Grande do Norte, para continuar seus estudos, no início da década de 1970. A governadora, eleita presidenta do CNE, é professora e pedagoga. 
Ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1981 e foi eleita deputada estadual por dois mandatos, nos anos de 1994 e 1998. Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Por sua atuação, recebeu do Comitê de Imprensa da Assembleia os títulos de Parlamentar do Ano em 1996 e de Melhor Parlamentar da Legislatura 1995-1998.
Fátima exerceu três mandatos de deputada federal, sendo a mais votada nas eleições de 2002 e 2010. Em outubro de 2014, Fátima foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Em 2015, assumiu a vice-presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Ela também ficou como titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Direitos Humanos (CDH) e, na suplência das comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Assuntos Sociais (CAS) e Assuntos Econômicos (CAE).
No cargo de senadora, ainda foi nomeada vice-líder da bancada do PT no Senado. Em 2019, tornou-se a única mulher eleita no país como governadora, sendo reeleita em 2022.
O governador Fábio Mitidieri não participou do encontro.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade