Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fiscalização nas rodovias continua até o final do mês


Avatar

Publicado em 05 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Milton Alves Júnior

O monitoramento ostensivo em vias expressas sergipanas segue até o final deste mês de janeiro em virtude da perspectiva de amplo fluxo de veículos e pedestres, sobretudo nas cidades que recebem o retorno do Verão Sergipe, Festival de Artes de Laranjeiras, e o Projeto Verão, na orla de Atalaia, zona Sul de Aracaju. A perspectiva por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF), é que o balanço referente ao índice de acidentes de trânsito seja menor se comparado ao mesmo período do ano passado – mês em que não houve apresentações culturais organizadas pelo Governo de Sergipe.
Desde a tarde de ontem, por exemplo, a cidade de Laranjeiras – localizada na região metropolitana de Aracaju -, tem recebido turistas sergipanos e de outros estados interessados em prestigiar o Encontro Cultural, que completa este ano 49 edições. Entre as apresentações musicais confirmadas estão os sergipanos: Nona. Luiz Fontenelle, Grupo Burundanga, Ministério Exulte e Samba de Pareia, além de Unha Pintada, Peruano, Calcinha Preta e Luan Estilizado. A perspectiva da organização é que mais de 50 mil pessoas por dia possam prestigiar o evento. Sobre o Verão Sergipe, recebem apresentações as cidades de Itaporanga D’Ajuda – na praia da Caueira; Estância – na praia do Abaís; Pacatuba; Pirambu; e Canindé do São Francisco. A programação de Aracaju ainda não foi oficializada.
Por parte das corporações ligadas à Segurança Pública, a manutenção destas ações ostensivas é prevenir a multiplicação de ocorrências no trânsito, independentemente do grau de impacto. A expectativa é que este mês apresente dados positivos semelhantes ao observado esta semana com a apresentação do balanço geral da Operação Natal e Ano Novo nos 75 municípios sergipanos. Conforme oficializado pela direção do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), reduziu o quantitativo de protocolos preenchidos envolvendo atendimento às vítimas de acidente de trânsito entre o período de 29 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), esta redução foi de 25%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
“No final de 2023, foi registrado um total de 63 atendimentos de pessoas vítimas de acidentes, enquanto que no final de 2022 houve registro de 84 ocorrências dessa natureza. Os números do último fim de ano também são inferiores ao período do natal, quando foram registrados 79 acidentes”, informou a pasta administrativa. O que não mudou foi o motivo principal destes sinistros. Em comunicado compartilhado pela SES, o médico e atual coordenador do Eixo Crítico do Huse, José Edvaldo, revelou que o grande número de acidentes ocorridos durante as festas de fim de ano está ligado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade