A prefeita durante entrega do "ki de enxoval" para gestantes
Gestantes de Itaporanga fazem pré-natal gratuito
Publicado em 08 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na quinta-feira (6), mais uma edição do Programa Mais Amor, que consiste em oferecer acompanhamento pré-natal durante os nove meses de gestação e a entrega dos kits de enxoval às gestantes atendidas no município pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura.
Nesta edição, quase 60 gestantes de Itaporanga foram contempladas com um kit de enxoval. A solenidade de entrega aconteceu no Auditório Municipal. O kit de enxoval é composto por camisetinhas, fraldas, toalha fralda, luvas de algodão, sacola para recém-nascido, touca de algodão, sapatinho de algodão e banheira.
Todas as gestantes contempladas com o kit de enxoval passaram por uma avaliação social, realizada pela equipe do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, que tem por objetivo identificar cada gestante.
Também para ter direito ao enxoval as gestantes tiveram que atender algumas normas, entre elas, estar em dia com o pré-natal e participar das ações socioeducativas realizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O kit de enxoval idealizado pela atual gestão constitui-se em um trabalho socioeducativo, de caráter interdisciplinar, comungando ações das políticas sociais de assistência social, saúde, educação, e segurança alimentar do município, além de contribuir para a garantia dos direitos das gestantes e de suas futuras crianças.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha) ressaltou a importância do programa para a qualidade de vida das gestantes do município. "A nossa preocupação é com as mamães e seus filhos, por isso, procuramos fazer todo o acompanhamento desde o primeiro mês de gravidez até após o nascimento do bebê. Para isso, a Prefeitura não tem medido esforços e tem aplicado recursos para atendê-las da melhor maneira possível. Este programa não se resume na entrega dos kits de enxoval, mas temos algo muito maior, que é a nossa preocupação em fazermos um trabalho de informação, cuidado e acompanhamento direcionado a todas essas futuras mães", salienta a prefeita.
De acordo com a coordenadora social da Secretaria da Assistência Social, médica Elma Regina, além da entrega do kit de enxoval, a Prefeitura também promove cursos de capacitação para as futuras mamães.
"A administração da prefeita Gracinha oferece todo o apoio necessário para que as mães tenham um maravilhoso parto, e a Secretaria de Ação Social continuará dando todo apoio para que nossas crianças tenham uma excelente qualidade de vida e, para isso, frequentemente, promovemos cursos para capacitar as futuras mamães para este momento tão importante de suas vidas", declara.
O evento ainda contou com uma palestra da enfermeira Vanessa Pinho, que abordou os cuidados que a gestante deve ter no período da gravidez. Ela destacou a importância da amamentação e tirou dúvidas das futuras mamães.
"É importante destacarmos que as gestantes devem cuidar bastante da sua saúde, principalmente neste período de gestação, pois cuidando dela estará cuidando automaticamente do seu futuro filho. Vale ressaltar, também, que a amamentação favorece a relação efetiva entre a mãe e o bebê, além de ajudar a criança a desenvolver-se bem, física e emocionalmente. Amamentar é bom não só para a saúde do bebê, mas também para a saúde da futura mamãe", explica a especialista.
Por meio das ações sociais da Prefeitura, as gestantes passam por consultas periódicas com especialistas nas unidades de saúde do município, além de participarem de palestras educativas, que abordam vários temas, como aleitamento materno, saúde bucal do bebê, nutrição, entre outros. Elas também são acompanhadas por ginecologista, obstetra, psicólogo e nutricionista, além de contarem com realização de exames, orientações e esclarecimento de dúvidas.