O assaltANTE foi contido por um guarda municipal
PM reage a assalto e atira em ladrão no Luzia
Publicado em 08 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br
Uma tentativa de assalto terminou em tiroteio em uma lan-house que funciona como correspondente bancário da Caixa Econômica Federal, na Rua P do Conjunto Médici, bairro Luzia (zona sul de Aracaju). Por volta das 10h de ontem, um policial militar que estava de folga reagiu à abordagem de dois bandidos armados que tentaram roubar o caixa do estabelecimento. No confronto, o suspeito José Alex da Silva Santos, 22 anos, foi ferido com um tiro na coxa esquerda, depois de tentar acertar outro tiro no soldado da PM, que não foi atingido.
O segundo criminoso conseguiu escapar, correndo à pé pelas ruas próximas à lotérica. Duas armas foram apreendidas com a dupla: a escopeta calibre 28, que estava com Alex e tinha duas munições; e um revólver calibre 22, com sete balas e que foi jogada na rua pelo segundo assaltante, enquanto ele fugia. Também foram deixados para trás um capacete, duas mochilas e um carro Fiat Punto de placa OUO-6640/BA que tinha sido tomado de assalto horas antes do crime, às 21h30 de quinta, na Avenida Heráclito Rollemberg, São Conrado (zona sul).
Segundo o registro da ocorrência, os dois assaltantes estacionaram o Punto Branco a duas quadras da lan-house e se dividiram. Alex foi até o caixa e empunhou a escopeta, mandando todos os clientes e funcionários deitarem no chão, enquanto o parceiro, com o revólver, ficou na porta da loja, dando cobertura. Todos se deitaram, menos o policial, que sacou uma pistola e ordenou que o assaltante se rendesse. Foi quando o tiroteio começou. O militar conseguiu desviar-se do tiro de escopeta que perfurou uma divisória de madeira. Em resposta, o policial acertou a perna do oponente e tentou atingir o ladrão que estava na porta e ainda errou dois disparos.
Soldados da Guarda Municipal que estavam em um posto de atendimento próximo à lan-house foram avisados pelo PM e fizeram buscas pelo fugitivo, que jogou a arma na rua e saiu correndo. As buscas foram reforçadas por equipes do 1º Batalhão da PM (1º BPM), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), mas ele não foi localizado. Alex, por sua vez, foi preso em flagrante pelos guardas e encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde foi operado e está internado sob custódia. O estado de saúde dele é estável.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia Metropolitana (1ª DM), no Conjunto Leite Neto, que vai investigar se a dupla do assalto de ontem cometeu outros crimes. Um deles, já praticamente confirmado, foi o roubo do Punto na Heráclito Rollemberg. O proprietário, que é de Ribeira do Pombal (BA), contou à polícia que estava parado no semáforo quando dois rapazes morenos, magros e de estatura mediana obrigaram-no a ir para o banco de trás e dirigiram até o conjunto Dom Pedro I (zona oeste), onde os bandidos abandonaram a vítima e fugiram. Durante o trajeto, a dupla teria comentado com o dono que iria usar o carro para "fazer uma fita" e depois largá-lo na Praia de Atalaia. Tudo indica que a "fita" em questão seria o assalto frustrado ontem no Médici.