Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governador destaca pioneirismo de Sergipe no protocolo de Canabidiol


Avatar

Publicado em 02 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


MEDICAMENTO DE CANABIDIOL(Mário Souza/ASN)

O governador Fábio Mitidieri acompanhou o início de serviço de condução terapêutica à base de Cannabis na saúde de Sergipe. Nesta sexta-feira (1º), o chefe do Executivo estadual, ao lado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou visita técnica ao Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate). A unidade realizará orientações técnicas para a condução terapêutica à base de Cannabis na rede estadual, visando um atendimento e cuidado integral às necessidades de saúde desses pacientes.
Localizado no Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), o Nate surge para oferecer orientações técnicas para a condução terapêutica à base de cannabis. Neste primeiro momento, os beneficiados serão pacientes com epilepsia refratária, enquadrados em doenças específicas como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).
“Hoje, aqui, mais do que dar um medicamento à base de cannabis, nós estamos iniciando um tratamento e acompanhamento das pessoas que precisam. Este primeiro protocolo é o início de uma política pública que vai tratar pessoas com pacientes com epilepsia refratária. No segundo momento, serão as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que também vão entrar. Aos poucos, vamos ampliando o atendimento, acolhimento e o acompanhamento dessas pessoas. Portanto, é muito mais do que entregar simplesmente um medicamento, é uma política pública continuada, que vai salvar vidas, que vai dar dignidade a essas pessoas que precisam desse tratamento, e aos pais, que também acabam se ressocializando”, disse Fábio Mitidieri. 
Autor do PL que institui a Política Estadual de Cannabis, o deputado Luciano Pimentel parabenizou o Estado pela implementação do tratamento. “Para mim, é motivo, enquanto parlamentar, de muita felicidade ver uma lei de nossa autoria ser implementada e gerar tantos benefícios à sociedade, melhorar a condição de saúde de muitas pessoas. Eu fico feliz pelo apoio do governador Fábio e do nosso secretário Walter Pinheiro, que se empenharam para que Sergipe saísse na vanguarda na aplicabilidade dessa lei”, expôs o deputado.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, frisou o rigor técnico científico para a  eficácia do tratamento. “Esse tratamento envolve toda a responsabilidade de um gestor público e do critério e rigor técnico-científico que mostra evidência que aquele produto vai ter o efeito desejado, e não um efeito diferente daquele que nós almejamos. Nosso grupo de trabalho dentro da Secretaria se empenhou, e fica aqui o meu agradecimento para a equipe desse GT que desenvolveu, estudou, pesquisou e vem construindo várias linhas de cuidado”, considerou.
Para terem acesso aos produtos de Cannabis padronizados na Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, os pacientes precisam estar cadastrados no Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate) e no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Na unidade, será realizado o cadastro do paciente, análise técnica da solicitação e renovação da continuidade do tratamento prescrito.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade