Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

GOVERNADOR PEDE AMPLIAÇÃO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL


Publicado em 03 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


DÉDA E LULA CHEGAM À CERIMÔNIA

O governador Marcelo Déda chega com o presidente Lula para a homenagem

O governador Marcelo Déda participou de homenagem ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na manhã de ontem, em São Paulo. O evento foi organizado pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), que comemoram cinco anos de atuação. Déda aproveitou também para solicitar a ampliação da produção de biodiesel em Sergipe.

A homenagem ratifica o empenho da gestão Lula em diversificar a matriz energética brasileira por meio da incorporação e ampliação de novas fontes de energia mais limpas e renováveis. Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, Lula estabeleceu regras e metas para a produção do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

"Investidores da área do Biodiesel e representantes da Agricultura Familiar homenageando Lula pela sua visão estratégica, criando o Programa Nacional do Biodiesel. Bom para a economia, meio-ambiente e inclusão social", disse Marcelo Déda.

Investimentos – Durante a estadia em São Paulo, Marcelo Déda reuniu-se com o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, e discutiu a possibilidade de ampliação da produção de biodiesel em Sergipe, a partir do aumento do cultivo de girassol e de outras oleaginosas.

No encontro, também foi tratada a possibilidade de instalação de uma unidade de processamento de matéria-prima para a produção de biodiesel no estado. Na próxima segunda-feira, 6, Marcelo Déda segue para o Rio de Janeiro, onde encontrará a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, para tratar pessoalmente desses temas.

Em 2011, os 1,1 mil pequenos agricultores sergipanos que produzem girassol comercializaram mais de 70 mil toneladas da oleaginosa para a Petrobras Biocombustível, que possui usina em Candeias, na Bahia.

O Programa Sergipe de Biodiesel envolve mais de 30 instituições públicas, privadas e de pesquisa, associações e cooperativas de produtores. Uma das colaboradoras é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pelo desenvolvimento das sementes de girassol com alto poder de germinação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade