Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo começa a controlar acesso a escola


Publicado em 06 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


ALUNOS PASSAM PELA CATRACA ELETRÔNICA EM ESCOLA NO SERTÃO SERGIPANO, QUE TAMBÉM POSSUI DIÁRIO ELETRÔNICO E PONTO

Os equipamentos registrarão a chegada dos alunos, professores e funcionários

O Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, começou nesta terça feira, 5, a ser a escola "piloto" na implantação do Diário de Classe Eletrônico, solicitado pelos docentes, dirigentes e pais de alunos.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segundo o secretário Jorge Carvalho, é fazer com que a unidade de ensino tenha o controle total da freqüência dos alunos e monitorar sua vida acadêmica em consonância com seus mestres e pais de alunos.

"Não se admite que uma escola não consiga mais saber o porquê de um aluno passar oito, dez dias sem ir à aula e o colégio não se pronuncie. Com o diário, haverá o controle e os pais serão avisados em tempo real da freqüência ou não do aluno em sala de aula", diz Carvalho ao frisar que, com o programa, a Seed pretende ampliar o diálogo com as famílias e reduzir os índices da evasão escolar.
Além do Diário de Classe Eletrônico, a escola foi também contemplada com catraca e um relógio de ponto para os professores e funcionários. A implantação foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado, e pelo diretor da Coordenadoria de Informática da Seed (Codin), Everton Siqueira.

Para Manuel Prado, essa ação vai construir um novo modelo para a rede estadual de ensino. "Essa experiência aqui no Cícero Bezerra vai construir um novo modelo para a rede. Nos próximos meses outras unidades de ensino serão inscritas nesse programa e a ideia é que em um futuro próximo a gente possa universalizar esse modelo de gestão na escola", disse.
A expansão desta ferramenta para outras unidades de ensino também foi confirmada por Everton Siqueira. "Essa ferramenta é pioneira no estado, na área das escolas públicas estaduais e municipais também, e é a primeira de muitas que virão. O governador Jackson Barreto já autorizou o secretário Jorge Carvalho a implementar em muitas outras escolas do estado", declarou.

Novas ferramentas – Diário de Classe Eletrônico, catracas e relógio de ponto. Com essas novas ferramentas, o Colégio Estadual Cícero Bezerra é beneficiado com tecnologia para melhorar o trabalho dos professores e a freqüência dos alunos.
Cada estudante receberá um cartão magnético para ter acesso à escola através da catraca. Já os professores e funcionários terão que registrar suas presenças e horários de chegada no relógio de ponto. E a grande novidade é o Diário de Classe Eletrônico, um tablet no qual os professores anotarão digitalmente a frequência dos alunos e registrarão as suas aulas. Os docentes passaram por um treinamento para aprender a manusear o equipamento.

Foram distribuídos 42 tablets, um para cada professor. Ao registrar as presenças dos estudantes, toda vez que um aluno tiver três faltas consecutivas, os pais receberão automaticamente uma mensagem no celular avisando que o filho dele não compareceu nesses três dias.
A próxima escola a ser "piloto" para implantação do Diário Eletrônico de Classe será a Manoel Luiz, em Aracaju, na praça da Bandeira. A Escola foi reinaugurada recentemente pelo governador Jackson Barreto. A previsão é a de que o sistema entre em operação no mês de junho.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade