Segunda, 17 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Governo prorroga decreto e limita público em festas durante Carnaval


Publicado em 02 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Carnaval só será liberado em cidades com mais de 75% de imunizados. (Foto:Arthuro Paganini/Supec)

Gabriel Damásio

Esperado desde a semana passada, o decreto do Governo do Estado sobre a liberação – ou não – das festas carnavalescas e aglomerações em Sergipe foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. A determinação, tomada em conjunto pelo Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais (CTCAE), surpreendeu: mesmo com o aumento dos casos de Covid-19 na última semana, o decreto liberou a realização de eventos de lazer coletivo, como shows e festas artísticas, mas apenas em municípios que tenham mais de 75% da população imunizada com as duas doses da vacina anti-Covid.
Segundo o governo, o decreto vai valer entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março, com regras diferentes de quantidade de público em dois períodos. Do dia 8 até 21 de fevereiro, os eventos de lazer coletivo terão o limite máximo de 2 mil pessoas em ambientes externos e de 1 mil nos internos. Para eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a as duas doses ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48horas de antecedência do evento.
Já entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março, englobando o período do Carnaval, as restrições do período anterior continuam, e os limites máximos para estes eventos serão reduzidos para 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 nos internos. O feriado e os pontos facultativos previstos para o Carnaval estão mantidos. Nos dois períodos, permanece a exigência de mais de 75% de imunizados, e a possibilidade de que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reavalie as autorizações de eventos que já tenham sido concedidas, conforme as regras do novo decreto.
Se os eventos carnavalescos fossem nesta segunda-feira, de acordo com o balanço do último “Vacinômetro” divulgado pela SES, apenas 10 municípios estariam autorizados a liberar eventos com público reduzidos, conforme o decreto: Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida, Cumbe, Moita Bonita, Santa Rosa de Lima, Arauá, Muribeca, Macambira, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes. A cidade com maior cobertura de população completamente vacinada é Graccho Cardoso, com 78%. A capital Aracaju, ainda com 73%, ficaria de fora.
O governo diz que considerou o aumento do número de casos, ocupação de leitos e óbitos pela Covid-19, ao tomar a decisão de liberar as festas, ainda que restritas. “As medidas foram tomadas baseadas na situação atual da pandemia no estado e podem ser revistas a todo tempo por este comitê”, diz o Estado, em nota.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade