O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. A direção do Instituto esclarece apenas que capturas de tela não serão válidas em hipótese alguma.
Inscrições para Enem 2023 podem ser feitas até o próximo dia 21
Publicado em 06 de junho de 2023
Por Jornal Do Dia Se
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu suas inscrições nesta segunda-feira (5). Os estudantes que buscam realizar a prova, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, poderão fazer o cadastro diretamente na página do participante, dentro do portal do Inep. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 deste mês, e o pagamento da taxa de inscrição é de R$ 85 e vai até o dia 21.
Para participantes que comprovem baixa renda é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição. As provas que serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro abordarão áreas do conhecimento como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro, no portal do Inep. Os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo site.
Preparação – Os estudantes da rede pública de ensino do estado estão na preparação para a prova. Dentro do Pré-Universitário eles têm acesso a aulas sobre todas as competências. Nos aulões eles têm a oportunidade de revisar os conteúdos abordados em aulas dinâmicas, e com oficinas de redação e simulados eles podem praticar os temas já estudados no mesmo formato da prova a ser aplicada.
Inscrições – As inscrições para o Enem podem ser feitas dentro do portal do Inep, na Página do Participante. Para se inscrever o candidato deverá informar os dados pessoai: CPF e a data de nascimento; fornecer um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame. Também deverá escolher onde fará a prova, selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova; criar um cadastro e senha no https://sso.acesso.gov.br/ que irá utilizar na Página do Participante.
Certifique-se de que preencheu corretamente as informações e anote a senha em um local seguro, pois os candidatos precisarão dela para gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança); fazer eventuais alterações nos dados cadastrais; acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.