Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Japaratuba adere a campanha "Outubro Rosa"


Publicado em 23 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


Mulheres participaram de palestras e realizaram exames

Após lançar uma campanha de conscientização sobre câncer de mama, elaborada pela Secretaria Municipal de Comunicação, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, dando continuidade às ações preventivas no município, deu início às atividades em prol do Outubro Rosa, demonstrando que abraçou a causa. Liderado pela Secretaria de Saúde, o primeiro evento ocorreu no povoado São José, na manhã da última segunda-feira (20) e contou com programação diversificada.

A ação se iniciou às 8h, com uma caminhada pelas principais vias da comunidade, e contou com a participação de várias mulheres, além dos profissionais da Saúde e da vereadora Teosete Silva Prado dos Santos. Na sequência, a Secretaria promoveu um farto café da manhã e depois ofertou uma palestra, ministrada pelo médico do Programa de Saúde da Família (PSF), Rone Pimentel, que destacou, dentre outros fatores, a importância da realização constante de exames preventivos.

"O principal objetivo destas ações é informar as mulheres, em todas as faixas etárias de idade, visto que é uma doença que mata mais pela falta de informação, do que pela ausência de tratamento. Por incrível que pareça, muitas mulheres ainda sentem vergonha de se despir na frente do médico, e por isso deixam de fazer os exames preventivos. Muitas sentem vergonha até de tirar a roupa na frente do marido e nós precisamos deixá-las à vontade", explicou o médico, continuando.

"O principal é mostrar para cada uma que o autoexame pode ser feito por ela mesma. Seja na frente do espelho, durante o banho ou quando estiver deitada, basta se posicionar da forma que lhe for mais confortável e, a partir daí, iniciar o procedimento. E caso encontre alguma anormalidade, não precisa se apavorar, mas é necessário procurar um médico para que outros exames sejam feitos. Nem todo nódulo é maligno, mas qualquer sinal de engrossamento do tecido requer atenção. Quanto antes o câncer de mama for descoberto, maiores as chances de cura", detalhou Rone.

EXAMES
Além da palestra, as japaratubenses que participaram da ação puderam fazer exames citológicos e testes rápidos de HIV e Sífilis. "Sem contar que, para as mulheres com idade acima de 40 anos, também foram solicitadas mamografias para um acompanhamento mais eficaz. No caso das pessoas que quiseram fazer o teste rápido de HIV e Sífilis, já saíram com os resultados em mãos. Outra ação muito importante realizada hoje foi a execução de exercícios aeróbicos, com a participação de todas as presentes, e que foram conduzidos pelo coordenador do projeto ‘Mais Saúde’, Luciano Fortes Lima", salientou Jucélia dos Santos, coordenadora de Atenção Básica de Japaratuba.

CONTINUAÇÃO
Após a concretização do Outubro Rosa em São José, o projeto da Saúde segue para a sede da cidade e para os demais povoados, Segundo Jucélia. "No decorrer da semana as equipes estarão nas comunidades rurais desenvolvendo as atividades com as mulheres, e no dia 30 de outubro estaremos em Japaratuba promovendo um evento tão grandioso quanto o que foi realizado em São José. As mulheres desta cidade merecem nossa total atenção e é justamente isso que estamos fazendo", garantiu a coordenadora.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade