Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Jornalista Marcos Cardoso participa do Projeto Encontro com o Autor Sergipano


Avatar

Publicado em 11 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O jornalista e escritor Marcos Cardoso (Pascoal Maynard.)

Mais uma edição do Projeto Encontro com o Autor Sergipano desenvolvido pela Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, foi realizado na tarde desta terça-feira (9), na Biblioteca da Elese, com a participação do jornalista Marcos Cardoso, que falou para servidores e o público em geral durante uma roda de conversa, sobre suas obras.
Na ocasião, ele apresentou o livro de sua autoria que está em fase de publicação, intitulado: Impressões da Ditadura e que será lançado ainda nesse semestre pela Editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
De acordo com Marcos Cardoso, a obra reúne 39 textos jornalísticos (artigos e/ou crônicas políticas) publicados nos últimos anos em veículos da imprensa sergipana, especificamente nos portais Infonet, Destaque Notícias e Jornal da Cidade. Trata-se de referências ao período da ditadura militar que governou o Brasil entre os anos de 1964 a 1985, revisitando causas e consequências.
“O livro Impressões da Ditadura (prefaciado pelo ex-reitor da UFS, professor Josué dos Passos Subrinho) trata de uma temática que eu gosto e já trabalhei em várias oportunidades e em outras obras também, mas eu vi que era possível enfatizar nesse momento em que estamos vivenciando os 60 anos do Golpe Militar e 40 anos do Movimento das Diretas Já, agora em abril. Me veio essa ideia de juntar os textos que venho tratando da ditadura e trazendo uma novidade: até então ninguém tinha explorado aqui em Sergipe que a ditadura também matou sergipanos, a exemplo do sargento do Exército no Rio de Janeiro, Manoel Alves de Oliveira, nascido em Aquidabã e envolvido com associação de subtenentes tendo sido preso, torturado e morto; o outro sergipano assassinado no período da ditadura é o laranjeirenseLucindo Costa, em um acidente que teria sido provocado e a terceira pessoa é Terezinha Viana de Assis, irmã do deputado cassado e ex-prefeito de Aracaju, Antônio Viana de Assis.
Entre as publicações de autoria do jornalista Marcos Cardoso: O Anofelino Solerte – Edise – 2018 (romance), Sempre aos Domingos – Antologia de textos jornalísticos, Editora UFS, 2006 (crônicas políticas e sociais), Waldemar Lima, uma câmera e uma ideia de luz – Edise/TCE, 2017 (organizador e autor da biografia).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade