Justiça aceita denúncia contra PMs que agrediram motoboy
Publicado em 21 de abril de 2022
Por Jornal Do Dia Se
A 6ª Vara Criminal de Aracaju (Auditoria Militar) aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra três policiais militares lotados no 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), que estão envolvidos em um caso de agressão contra um motoboy na Avenida Gasoduto, conjunto Orlando Dantas (zona sul). O incidente aconteceu na noite do dia 21 de dezembro de 2021, e foi investigado em um inquérito da Corregedoria da Polícia Militar.
Com o acolhimento da denúncia, os PMs passam a ser réus e serão chamados para constituir advogados e apresentar defesa, dentro de um prazo de 15 dias. A partir daí, as testemunhas passam a ser ouvidas por um Conselho de Justiça Militar, formado por um juiz e quatro oficiais graduados da PM. A acusação formal é por abuso de autoridade e ofensa à integridade corporal, crimes previstos no Código Penal Militar. Eles permanecem afastados do serviço de rua e, se condenados, podem até ser expulsos da corporação. A informação foi confirmada pelo advogado do motoboy agredido, Anselmo Júnior, que disse em entrevista à TV Sergipe que seu cliente ainda está assustado com o que aconteceu e aguarda o andamento dos procedimentos legais do processo. A abordagem aconteceu, segundo investigações da época, depois que a dona de uma lanchonete chamou os PMs para reclamar da presença dos motoboys de uma loja concorrente. Essa comerciante deve ser uma das testemunhas convocadas para dar esclarecimentos.
O caso repercutiu após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, com imagens da câmera de segurança do estabelecimento. As imagens mostram o momento em que os três PMs chegam ao local, vão direto ao motoboy, fazem a abordagem e acertam-lhe chutes e socos, inclusive no órgão genital. Antes da divulgação das imagens, o motoboy formalizou denúncia na Corregedoria da PM, onde compareceu acompanhado pelo advogado. O Comando da corporação disse que só vai se manifestar sobre o caso após o fim do processo. (Gabriel Damásio)