Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Justiça condena o prefeito de Lagarto


Publicado em 23 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


Acatando pedido formulado pelo Ministério Público de Sergipe, através da Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Lagarto, o Poder Judiciário Sergipano condenou José Valmir Monteiro, atual prefeito daquela Cidade, pela prática de ato de Improbidade Administrativa.
De acordo com o promotor de Justiça Antônio César Leite de Carvalho, ficou comprovado que Valmir estava sendo negligente na cobrança da dívida ativa tributária e já havia sido recomendado pelo MP a regularizar tal situação no município.

Depois da recomendação não cumprida, o MP ajuizou Ação Civil Pública  No dia 23 de setembro de 2011,  o Poder Judiciário deferiu a tutela antecipada postulada na ACP e impôs ao prefeito a obrigação de fazer ações de execução fiscal destinadas à cobrança judicial dos créditos tributários
O Município de Lagarto iniciou a cobrança da dívida ativa, judicialmente, cerca de cinco meses após encetar os atos tendentes a viabilizar o ajuizamento das respectivas execuções fiscais. Como a relação dos devedores e os dados de grande parte dos contribuintes já eram de conhecimento da administração municipal, afigurou-se que a cobrança judicial da referida dívida não fora levada a efeito antes por pura falta de interesse dos responsáveis.

De acordo com a sentença judicial, houve omissão injustificada na cobrança do crédito tributário, comprovando que o gestor foi negligente na arrecadação do tributo municipal, causando, portanto, prejuízo expressivo ao erário e incorrendo, por sua vez, no ato de improbidade administrativa.
O Poder Judiciário condenou o prefeito Valmir Monteiro à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por 6 anos e ressarcimento integral do dano causado ao erário.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade