A reunião foi na sede do Ministério, em Brasília (Divulgação)
Márcio Macêdo recebe presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência
Publicado em 27 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, recebeu em seu gabinete, o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe, Antônio Luiz. Na pauta, os avanços que o governo do presidente Lula tem desenvolvido nessa área e a efetivação do programa Viver Sem Limites 2, liderado pelo Ministério dos Direitos Humanos.
O programa Viver Sem Limites 2 é uma iniciativa do governo do presidente Lula, que visa promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania. O programa está estruturado em quatro eixos: Gestão inclusiva e participativa, Enfrentamento à violência e ao capacitismo, Acessibilidade e tecnologia assistiva e Acesso a direitos. O plano foi lançado pelo presidente Lula, que anunciou que R$ 6,5 bilhão de reais estão disponíveis nessa primeira fase para estados e municípios que queiram pactuar com o governo federal.
O ministro Márcio Macêdo, que é um promotor e defensor dos interesses da pessoa com deficiência, afirmou que o programa é uma prioridade do governo Lula e que Sergipe será um exemplo para o país. “O presidente Lula tem um compromisso histórico com essa causa e nós vamos trabalhar para que o Viver Sem Limites 2 seja implementado em Sergipe”, declarou.
O presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe, Antônio Luiz, agradeceu o apoio dos ministros e disse que o programa é uma conquista para as pessoas com deficiência. “Esse programa é um marco na história da deficiência no Brasil e em Sergipe. Nós temos muitos desafios e demandas, mas também temos muitas potencialidades e talentos. O Viver Sem Limites 2 vai nos dar a oportunidade de exercer plenamente nossos direitos e nossa cidadania, com dignidade e respeito. Nós agradecemos ao presidente Lula, aos ministros Márcio Macedo e Silvio Almeida, e a todos que estão envolvidos nesse projeto”, disse. O presidente do conselho aproveitou ainda e fez o convite ao ministro para participar da conferência estadual da Pessoa com Deficiência Sergipana, que acontece no dia 3 de abril em Aracaju.
Segundo o PNAD de 2022, Sergipe é o estado que tem o maior número de pessoas com deficiências proporcionais, 12.1% dos sergipanos são pessoas com deficiência. A ideia é que essa comunidade receba as ações do Viver Sem Limites 2, que incluem infraestrutura, emprego e renda, lazer, turismo, educação, saúde, no formato inclusivo.