Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE


Moradores do Largo da Aparecida são deslocados


Avatar

Publicado em 10 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Foi realizado o deslocamento de 11 famílias preventivamente, totalizando 26 pessoas, sendo oito crianças, um idoso e os demais adultos (Sérgio Silva/PMA)

Moradores do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, foram atendidos pelas equipes do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, nesta quinta-feira (9). Apesar de terem caído 15 mm de chuvas nas primeiras 12 horas, volume relativamente baixo, o local foi impactado por conta do nível dos rios, que já vinham cheios devido às fortes chuvas de terça-feira, 7. Naquele dia, caíram 120 mm de água em apenas 12 horas, o que fez transbordar o rio Poxim, impactando em um alagamento no Largo da Aparecida nesta quinta.
Equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social trabalham desde cedo no local, fazendo a abordagem para o convencimento e remoção de famílias que estavam em situação de risco. De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, foi realizado o deslocamento de 11 famílias preventivamente, totalizando 26 pessoas, sendo oito crianças, um idoso e os demais adultos. Essas pessoas foram encaminhadas para o acolhimento em pousadas e terão acesso ainda aos Benefícios Eventuais, como colchões, cestas básicas e kits de limpeza, havendo também a distribuição de botas de borracha. Ainda durante esta manhã, 25 botas foram entregues.
“Essas pessoas terão toda a alimentação garantida, café da manhã, almoço e jantar. Também fizemos a distribuição de botas para que as famílias que continuaram no Largo da Aparecida possam ter uma melhor locomoção e evitar qualquer tipo de doença, tão presente nesse momento de chuva. Vamos continuar monitorando junto à Defesa Civil, e assim que for autorizado, vamos retornar com essas famílias para as suas residências”, explicou.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que a pasta foi acionada para realizar o resgate dos dois cães da moradora Emanuela e, prontamente, se uniu com as demais secretarias da Prefeitura para, de maneira integrada, realizar ações de prevenção e combate aos efeitos das chuvas e alagamentos na cidade. 
“A ação foi feita com segurança e eles foram direcionados para um lar temporário, onde vão receber os cuidados devidos, inclusive os atendimentos médicos necessários para manter a  integridade deles. E tão logo as águas do rio baixem e a família possa retornar, os cães também retornarão com toda a segurança, cumprindo mais um dos papéis do programa Aju Animal, que é exatamente o de resgatar animais na cidade, cães e gatos em situação de vulnerabilidade”, enfatiza. 
 
Monitoramento – A Defesa Civil de Aracaju continua fazendo o monitoramento constante das áreas de risco, em especial no Largo da Aparecida. As equipes também auxiliaram no trabalho de convencimento e remoção das famílias.
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, foi providencial retirar as famílias dos locais de risco, visto que algumas casas já estavam inundadas. “Algumas pessoas têm dificuldade de sair e retornar para a sua residência. Onze famílias do Largo da Aparecida já foram deslocadas para que a gente pudesse dar uma condição de normalidade a essas pessoas, um conforto maior, e uma possibilidade de locomoção também para o seu trabalho ou para as crianças que vão para a escola”, diz.
O secretário destaca ainda que até o próximo domingo, 12, o nível da água deve voltar ao normal. “O rio deve voltar ao seu leito normal porque as chuvas cessaram, não só em Aracaju, como também nos municípios vizinhos que trazem essa água da drenagem pluvial através do rio Poxim. Então a gente tem uma perspectiva de que, no domingo, a gente tenha uma condição de normalidade social aqui no bairro Jabotiana, mas iremos monitorar e só traremos as famílias de volta para cá com a condição de normalidade totalmente restabelecida”, afirma.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE