Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Moradores protestam contra suspensão de transporte escolar


Avatar

Publicado em 20 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Moradores protestam pela suspensão de ônibus escolar (Divulgação)

Moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã, localizados no município de Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana de Aracaju, se reuniram ainda durante a madrugada de ontem com a finalidade de interditar um trecho da rodovia federal BR-235. Insatisfeita com a suspensão do transporte escolar para os alunos que residem nestas comunidades, a população optou pelo bloqueio da via expressa como medida capaz de chamar a atenção dos administradores da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), para este pleito. Todo o processo de monitoramento do ato, orientação aos motoristas e negociação com os manifestantes foi conduzido por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao longo dos últimos 15 dias, estudantes e pais estavam intensificando as críticas, inclusive com ameaça de mobilização. A suspensão do transporte coletivo impacta aproximadamente 75 estudantes. Mãe de três crianças usuárias do sistema de transporte escolar, Roseane Santos participou da manifestação, e, em paralelo à queixa contra a retirada dos veículos exclusivos, a contribuinte denunciou que cartões de passe escolar não estão sendo distribuídos pela administração estadual. Do total de crianças impactadas com a medida, apenas 11 receberam na semana passada o crédito. No primeiro momento, a Seduc infirmou que tem buscado alternativas para resolver o impasse; entre estes problemas, foi citado a existência de pessoas não credenciadas para usufruir do transporte escolar.
“Estão dizendo que tem muita criança e adolescente ‘caroneira’ no ônibus, e por esse motivo decidiram tirar. Não temos escolas próximas aqui dos povoados e não tenho condições financeiras de pagar dez reais todos os dias para que um filho vá para a sala de aula. Tenho três, um de 14, outro de 08, e o mais novo de 05 anos; o que estão fazendo com a gente é humilhação. Para não perder a hora, as crianças precisam sair de casa às 5h porque se perder esse horário, outro ônibus só passa às 7h”, denunciou. O ato público foi pacífico, durou cerca de 1h, e foi encerrada às 6h53. Durante este período ambulâncias foram autorizadas a cruzar o bloqueio.

Contraponto – Em nota oficial o Governo de Sergipe esclareceu que: “a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Transporte Escolar (Setran), reuniu-se com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) e da Viação Atalaia na manhã desta segunda-feira (19), para reforçar o aumento da frota na região de Nossa Senhora do Socorro. Foi acordado um aumento de três linhas do transporte coletivo para localidade com início a partir desta terça-feira (20). A primeira linha permanece com a saída marcada para as 5 horas do povoado Quissamã (ponto inicial). A nova linha saíra às 5h40 do Quissamã, passando às 6h05 inicialmente no povoado Oiteiro, seguindo pelo Bita, Lavandeira, chegando ao fim de linha no Terminal do Mercado em Aracaju às 6h40. A terceira linha sai às 7h10, também do Quissamã.
No retorno aos povoados houve também um incremento. Foi acrescentada uma linha às 13 horas e uma outra às 19 horas, ponto inicial do Terminal do Mercado, em Aracaju. A Seduc informa aos estudantes que o cartão Aracaju Card já está ativo e com saldo. Àqueles estudantes que ainda não fizeram o cadastro, a Seduc orienta procurar a escola em que estão matriculados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade