Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Não há leitos de UTI pediátrica disponíveis


Publicado em 23 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


HOSPITAL INFANTIL DO ESTADO: COMPLETAMENTE LOTADO E SEM LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS PARA CASOS MAIS GRAVES (Mário Sousa/Arquivo SES)

Unidades de saúde das redes particular e pública do estado de Sergipe continuam notificando o acréscimo de pessoas apresentando complicações provocadas pela síndrome gripal. Conforme destacado pela gestão destes espaços de acolhimento especializado, o setor pediátrico lidera – desde a primeira quinzena de abril deste ano -, o amplo fluxo de assistência.
Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), indicam que o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), atinge a marca de 80% dos leitos ocupados; diante deste cenário, a pasta optou por investir na ampliação da sua rede pediátrica. Dispondo atualmente de 306 leitos, a expectativa de que até a primeira semana de junho sejam abertos mais de 40 leitos; destes, 11 serão no Hospital da Criança e nove no Huse.
Nesta quarta-feira, o governador Fábio Mitidieri vistoriou a execução do Plano de Contingência de síndrome gripal no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju. O espaço passa por adequação para ampliação de leitos de média e alta complexidade.
Antes da visita do governador, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) cobrou providências do governo para a criação de novas vagas. Na Câmara Municipial, a denúncia foi feita pela vereadora Sheila Galba, também do Cidadania
“Estamos vivendo, mais uma vez, uma sazonalidade da síndrome gripal e, obviamente, neste período há uma superlotação na pediatria de todo o estado. Estamos tomando atitudes para atender às necessidades dos pacientes que aqui chegam. A expectativa é que, nas próximas semanas, haja uma adequação no sentido de ampliação de leitos e contratação de mais profissionais de saúde por meio do Processo Seletivo Público Simplificado (PSS)”, afirmou o governador, explicando que o Termo de Ajustamento de Conduta do PSS foi assinado nesta segunda com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE).
“O Estado está com credenciamento para a contratação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de pediatria e onde tiver leitos para contratar o Estado vai contratar, porque nós sabemos da necessidade de ampliação. Do ano passado para cá, o Estado já ampliou cerca de 80 novos leitos e, com a nova adequação, vamos ampliar mais 12 leitos no hospital da Criança”, pontuou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade