No Povoado Rua da Palha: sua futura malha asfáltica

* Acrísio Gonçalves de Oliveira
As estradas de chão que levam aos povoados de Santa Luzia sempre foram um problema e continuam sendo. No inverno, muitas delas são difíceis de trafegar e após o cessar das chuvas, o que ficam são os buracos, dificultando a passagem dos veículos. Por conta disso, ao longo de cada ano, o pedido dos moradores dos povoados à prefeitura para consertar as estradas é recorrente.
Falando especificamente da pavimentação da estrada da Rua da Palha, esse era um anseio antigo dos moradores, sobretudo dos estudantes (principalmente do período noturno), que, muitas vezes, no inverno, eram impedidos de chegar até a escola por causa das péssimas condições da rodagem. Agora tiveram início os trabalhos da tão sonhada malha asfáltica da referida estrada. Um importante benefício que irá valorizar ainda mais o referido povoado. Aqui, resumidamente, vamos contar como tudo aconteceu.
A ideia se iniciou em 2017, quando fomos com os estudantes do período noturno (do Colégio Estadual Comendador Calasans, hoje Centro de Excelência) à Câmara de Vereadores exigir dos poderes segurança e melhoria na estrada de acesso ao povoado. É preciso dizer que essa foi uma das primeiras iniciativas, senão a primeira, em lutar por essa nova estrutura da estrada. Para o momento, decidimos levar àquela casa alguns cartazes. Assim, confeccionamos e expomos muitos cartazes, havendo num deles os dizeres: “Asfalto para estrada da Rua da Palha”. Essa atitude foi motivada pelo fato de ser um dos professores daquele colégio e também pelo fato de me indignar em ver de perto a aflição dos alunos. Eles tinham medo de assalto (que até sofreram) e também de serem vítimas de um acidente. Afinal, o ônibus que os levava à escola tinha que atravessar, nos tempos de chuva, uma estrada deformada, pois era cheia de buracos e bem escorregadia. Como o Povoado Crasto havia conquistado sua malha asfáltica naquele período (oficialmente inaugurada em 2017), pensamos que agora seria a vez da Rua da Palha, também pela sua relevância local. A esse movimento inicial se juntaram as professoras Miriam e Rebeca, ambas do mesmo colégio.
Aquela ideia aventada na sala de aula, só depois de alguns anos (2020) resolveríamos trazê-la à tona, desta vez fazendo um abaixo-assinado na comunidade. Esse novo momento contou com o apoio de estudantes, de ex-estudantes, da comunidade como também o respaldo do radialista Magno de Jesus, que esteve conosco desde o começo. Tamires Nunes, jovem moradora do povoado e uma das ex-estudantes envolvidas, foi de casa em casa e na escola local pedir apoio a fim de colher um maior número de assinaturas.
A página do FaxAju, de Aracaju, de 3 de julho de 2021, reproduziu um artigo do site Tribuna Cultural intitulado: “Radialistas Recolhem Assinaturas do Abaixo-Assinado e Vão Entregar ao Governador para o Asfalto da Rua da Palha”. Nele, no começo diz:
Os radialistas Acrísio Gonçalves e Magno de Jesus, com a colaboração da jovem Tamires Nunes já começaram a recolher as assinaturas de um abaixo-assinado que foi realizado no dia 10 de novembro do ano passado e que em breve, será protocolado e entregue ao Governo do Estado.
O referido abaixo-assinado vem reivindicar a pavimentação asfáltica para a construção da estrada do Distrito Rua da Palha, localizado no município histórico de Santa Luzia do Itanhy.
Ao ser ouvida, Tamires Nunes não deixou de se lembrar dos momentos tensos nas idas para a escola: “Quando chovia, a gente perdia aula porque a estrada, que estava com muita lama, impedia o ônibus de seguir viagem, e isso continua”. Ela acrescentou dizendo que tem um filho “e espera que ele não passe o que ela passou”.
No fim, tendo ficado responsável em protocolar o abaixo-assinado no Palácio dos Despachos, não pude dar mais celeridade por conta de um contratempo (problema de saúde de um familiar). Somente em 2023, após até colher assinaturas de estancianos, é que protocolamos o abaixo-assinado no dito Palácio dos Despachos, sede do Governo de Sergipe. Isso foi feito por mim e por Aleciana, minha esposa, no dia 16.06.2023, honrando o compromisso assumido. Semanas depois, já perguntávamos sobre o andamento do pedido e nos deram como resposta que estava sendo encaminhado. Passados dois meses, voltamos a perguntar e nos informaram que a solicitação estava no setor de análise de projetos.
Convém esclarecer que em nosso abaixo-assinado solicitamos que a malha asfáltica fosse também feita na estrada que liga a Rua da Palha a Estância (a que passa no Conjunto Carmem do Prado Leite), muito utilizada pelos moradores, negociantes, taxistas e pelos próprios estancianos que também negociam ou costumam visitar o lugar. Como prova de levar adiante o que nos destinamos a fazer, abaixo reproduzimos o ofício que encabeçou as assinaturas.
Tendo já começado os serviços, como informamos, consta na placa que o prazo de execução da obra são de 240 dias (8 meses). Alertamos, por se tratar de uma rodagem que atravessa parte da Mata Atlântica, que tenha sido planejada para respeitar a vida animal. Caso contrário será como a rodovia que liga Estância a Santa Luzia, onde frequentemente animais morrem ao atravessarem a pista! De qualquer modo, aguardemos o esperado fim dos trabalhos! (Resumo de parte integrante de um novo livro sobre Santa Luzia do Itanhy que já se encontra no prelo).
* Acrísio Gonçalves de Oliveira, escritor e pesquisador, professor do Estado e da Rede Pública de Estância
Compartilhe esta notícia