Noite sangrenta: 12 mortos em 24 horas

A morte do taxista Carlos Augusto Menezes faz parte de uma estatística inacreditável: em 24 horas, no espaço entre às 10h de segunda-feira e às 10h de ontem, 12 pessoas foram assassinadas em todo o estado, sendo seis na Grande Aracaju e outros seis no interior, o que dá uma média de um homicídio a cada duas horas. Na maioria dos casos, as vítimas foram mortas a tiros durante a noite de anteontem.

Do interior, o principal crime da noite foi a chacina ocorrida no povoado Oiteiros, em Gararu (Baixo São Francisco), às 20h. Um grupo de homens armados invadiu uma casa e executou três rapazes: o cadeirante Célio Ricardo, 21 anos e os irmãos Felipe Costa Matos, 20, e Lucas Costa Matos, 18. Os corpos foram encontrados com marcas de tiros na cabeça e no pescoço. Os moradores da vizinhança deram poucas informações à polícia: disseram que apenas ouviram o barulho dos tiros e a saída dos matadores, mas não viram quantos eram e em que veículos eles estavam. A polícia investiga se algum dos rapazes estava ou não envolvido com o crime.

Já na capital, uma das mortes aconteceu às 17h30 no bairro Santos Dumont (zona norte). Israel dos Santos Moreira, 21,estava com a esposa dentro de uma lan-house quando foi atacado por um homem que chegou ao local em uma bicicleta e entrou atirando. Um dos disparos acertou a cabeça de Israel, que morreu na hora. Outras pessoas estavam na loja durante o ataque, mas ninguém ficou ferido. A família não tem ideia do que pode ter motivado o crime, mas admitiu que a vítima já cumpriu pena por um assalto à mão armada cometido há dois anos atrás.

Outra vítima foi o comerciante Marcos José de Freitas, 32, que levou oito tiros disparados por dois bandidos armados que o perseguiram. O crime ocorreu por volta das 18h no Conjunto Augusto Franco (zona sul), em frente a mercearia da família. Segundo parentes, Marcos foi abordado por dois homens armados que chegaram em uma moto e apontaram duas armas contra ele. Ele chegou a correr para pedir ajuda, mas foi atingido pelos vários disparos dos assassinos. Até o celular que estava no bolso da vítima foi destruído por um dos tiros. Freitas chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Este foi o mesmo modo de ação dos dois homens que mataram o funcionário da Petrobras Valtran Balbino dos Santos, 30. Ele foi abordado por volta das 19 horas no centro da Barra dos Coqueiros, onde dirigia o próprio carro. Sem descer, os matadores dispararam duas vezes e acertaram a vítima, que morreu antes da chegada do socorro. Os detalhes do crime são igualmente desconhecidos da polícia. (Gabriel Damásio)

SSP promete ampliar plantonistas e convocar novos PMs

A surpreendente onda de homicídios registrados no começo desta semana vai forçar a adoção de novas medidas de combate à violência por parte da Secretaria da Segurança Pública (SSP).Ontem à noite, em entrevista à TV Sergipe, o secretário Mendonça Prado admitiu que a situação é grave e disse que o órgão está definindo estratégias para estabilizar os números de homicídios, reorganizando os efetivos e recursos das polícias Civil e Militar.

Entre elas, está a criação de quatro novas delegacias plantonistas, que passam a funcionar a partir da próxima segunda-feira.Duas delas serão na capital: a 4ª DM, no Augusto Franco (zona sul), e a 3ª DM (zona norte), onde também funciona o Departamento de Homicídios (DHPP). As outras duas ficam no interior e já funcionaram em regime de 24 horas, mas perderam o status por causa da falta de efetivo: as regionais de Estância (Litoral Sul) e Nossa Senhora da Glória (Sertão).

Também está prevista a convocação de novos soldados aprovados no último concurso da PM, realizado em julho do ano passado. A promessa é de que 600 excedentes sejam chamados, mas o número ainda não foi confirmado pela área econômica do governo. Em janeiro, os primeiros 600 novos PMs concluíram o curso de formação e foram incorporados ao efetivo da corporação.

Compartilhe esta notícia