Tudo junto e misturado
O homem abadá
Publicado em 31 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos – riansantos@jornaldodiase.com.br
Festeiro de marca maior, o governado Fabio Mitidieri não perde a oportunidade de cair na folia. A fama de homem abadá, no entanto, não é inteiramente justa. Em verdade,o pendor para os confetes não o distingue de outros. Não há liderança política na aldeia Serigy indiferente à altura e os privilégios de um camarote.
Exemplar, a realização do Pré Caju nivela a classe política da terrinha por baixo.Progressistas, reacionários, conservadores, liberais, cristãos e comunistas brincam todos no mesmo bloco – juntos e misturados.
Eis aqui a maior façanha na trajetória política e empresarial de Fabiano Oliveira: movido por interesses estritamente privados, a realização de uma festa particular, ele criou a ficção de que o Pré Caju alavancaria sozinho o turismo e a economia sergipana, fez da festa uma unanimidade suprapartidária, articulou o mais questionável dos consensos.
A lorota colou. Alheios aos números, gestores de todas as esferas abrem os cofres, perdulários,munidos do mesmo argumento.
O investimento do poder público na festa de Fabiano, sob o pretexto de apoio logístico,passa longe de modesto. Ninguém se dáao trabalho de fazer contas. Mas é certo queo dispêndio de recursos humanos é imenso.
Mobilização superlativa -A mobilização do poder público, a fim de viabilizar a realização do Pré Caju 2023, é superlativa.
Para garantir o conforto, segurança e mobilidade dos foliões fora de hora seduzidos pelo sorriso largo de Fabiano, diversos órgãos da Prefeitura e do Estado estarão envolvidos em ações estratégicas, todos os dias do evento.
A Polícia Militar fará o policiamento periférico, o controle de portões de acesso, acompanhamento dos trios e postos de desarmamento. Também realizará um trabalho especial em toda a extensão da faixa de areia da praia, ao longo do percurso percorrido pelos trios elétricos,e o monitoramento de todo o perímetro com drones e equipamentos tecnológicos, além de disponibilizar um serviço intitulado “alerta celular”, para a rápida localização de aparelhos celulares furtados.
Ao todo, a Polícia Militar contará com um efetivo de três mil policiais, 36 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos, um veículo leve para circulação na faixa de areia, dois ônibus e quatro drones.
A Polícia Civil também contará com o aumento do efetivo, viaturas nos plantões e com serviços especializados de inteligência para situações de furtos, roubos ou extravios de celulares.
Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros também disponibilizará um grande efetivo para atuação nos três dias de festa. Além disso, a corporação contará com três viaturas tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento, duas viaturas de Unidade de Resgate, duas viaturas tipo UTV, duas viaturas de apoio e fiscalização, materiais e equipamentos.
Ainda na equipe estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá postos de atendimento no local e estrutura necessária para atender qualquer incidente que possa ocorrer. Serão disponibilizadas seis equipes, veículo de suporte avançado, motolâncias e duas viaturas do Corpo de Bombeiros tripuladas por profissionais do Samu. Ao todo, 27 profissionais estarão trabalhando.
Já a Prefeitura de Aracaju contará com o envolvimento de órgãos que atuam nos serviços de transporte e trânsito, saúde, assistência social, segurança e limpeza pública.
A Guarda Municipal de Aracaji, que contará com 200 guardiões, atuará na proteção de monumentos e áreas de visitação turística da Orla, que estarão isolados. As equipes contarão com viaturas e motocicletas. A base móvel de videomonitoramento, que será instalada na rotatória de acesso ao terminal da Atalaia, permanecerá fixa em todos os dias do evento.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contará com um grande efetivo de agentes para fazer a limpeza da área e recolhimento de resíduos em todo o perímetro do evento. Eles integrarão 81 equipes que serão distribuídas por dias e turnos. Também serão disponibilizadas estruturas e maquinários para dar celeridade ao recolhimento dos resíduos. A expectativa é recolher mais de 26 toneladas de resíduos durante os três dias de prévia.
A Emsurb também será responsável pela organização do comércio de ambulantes e fiscalização de ocupação da área. Foram disponibilizadas 1 mil vagas para comercialização na festa. A empresa municipal instalará, ainda, 325 banheiros químicos em toda a extensão do percurso do Pré-Caju.
Negócio da China – Ninguém sabe quanto do investimento realizado no Pré Caju cabe a Fabiano Oliveira e quanto cabe ao poder público em Sergipe, bancado pelo contribuinte. Ante o exposto, contudo, informação reunida junto a fontes oficiais, não há outra conclusão possível: Na ponta do lápis, para a turma de Fabiano, o Pré Caju é um verdadeiro negócio da China.