Domingo, 10 De Dezembro De 2023
       
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OPERADORAS DE CELULAR SÃO CAMPEÃS DE RECLAMAÇÕES


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Publicado em 20 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Luciene Cruz
Agência Brasil

Brasília – O ministro interino das Comunicações, Cezar Alvarez, disse que o relatório da Anatel servirá de base para as empresas de telefonia móvel melhorarem o serviço. "Houve descompasso que é fruto de erro de cálculo dessas empresas. É evidente que houve falha das empresas, descasaram o arrojo dos planos com a infraestrutura. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé ou má fé, não é responsabilidade nossa [governo]. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir".

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na quarta-feira a suspensão, a partir da próxima segunda-feira, dia 2, da venda de novas linhas de telefonia celular e internet da TIM em 19 estados, da Oi em cinco estados, e da Claro em três.

A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar da qualidade da rede, principalmente quanto a chamadas e interrupção de serviços.

Soluções – "Acho que essa medida extrema amadureceu a ponto de trazer requalificação das empresas para o cidadão brasileiro. Queremos que elas [operadoras] sejam liberadas, melhorem o atendimento e voltem a vender. A Anatel mostra exatamente onde estão os problemas. Construam soluções, sejam criativas", disse o ministro.

Alvarez ressaltou que a medida "extrema" é resultado da gravidade da situação, "que se deteriorava, com cidadão usando [o serviço], querendo e com disposição para consumir mais". Ele destacou ainda, que mesmo em momento de instabilidade financeira, esse é um tipo de serviço que não deixa de ser utilizado. "A economia pode desacelerar ou não, mas este bem tem consumo, não é supérfluo, é necessidade".

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