Milton Alves Júnior
No início da manhã de ontem um peixe-boi foi avistado por pescadores na Praia da Atalaia Nova, município da Barra dos Coqueiros. De acordo com biólogos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), está espécie de animal enfrenta uma fase de migração, e, por este motivo, pôde ser visto na costa sergipana. Por mais que chame a atenção dos admiradores de forma geral, os profissionais da biologia pedem que, são avistar um peixe desta espécie, não ofertem alimentação, bebida, bem como não se arrisquem em tocá-lo. A FMA indica que a atitude mais segura é apreciar a passagem do animal com distância.
Biólogo e coordenador de núcleo da FMA, Rodolfo Alves, avalia a situação como amplamente normal, e disse acreditar que em breve o animal deverá seguir viagem. “Sim, este é um fato comum, mas que poucas pessoas conseguem flagrar; muitos outros animais desta mesma espécie já passaram e não foram vistos. O peixe-boi visto nesta terça-feira na Barra dos Coqueiros vai seguir o trajeto dele, a sua viagem, pelos próximos dias. Orientamos apenas as pessoas a respeitarem a natureza. Não alimentem e nem tentem tocar no animal”, disse.
Jacaré – Outra ocorrência inusitada foi registrada na tarde de ontem também no município da Barra dos Coqueiros. Desta vez na Praia da Costa, um jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado por banhistas e pescadores que transitavam pelo espaço. Para recolher o animal, agentes da Polícia Militar Ambiental foram acionados, além de equipe da Administração Estadual de Meio Ambiente de Sergipe (Adema). O trabalho de imobilização do jacaré e condução para o respectivo habitat natural contou ainda com o apoio da Defesa Social da Barra dos Coqueiros.
Também biólogo, Klemer Monteiro conversou com o JORNAL DO DIA e apresentou parte dos riscos que este animal pode proporcionar àqueles que porventura não possuam domínio, técnica e equipamentos necessários para a abordagem. “Estamos falando de um animal selvagem, que pode atacar a qualquer momento qualquer pessoa que se aproxime dele. Neste caso ocorrido na Praia da Costa , pelo visto a postura das testemunhas foi a ideal: identificaram o jacaré e logo acionaram a Adema”, avaliou. Em caso de flagrante, a equipe da Adema estará disponível pelos telefones: telefone geral (79) 3198-7191; plantão de resgate de fauna 98819-7558 e 3198-7150.


