**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Orquestra Sinfônica retoma Sons na Catedral


Publicado em 21 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retoma, no próximo domingo (26), às 18h, a série ‘Sons na Catedral’, que leva concertos clássicos à Catedral Metropolitana de Aracaju. Sob a regência do diretor artístico Guilherme Mannis, o concerto, intitulado ‘A Catedral Romântica em Grandes Sonoridades’, homenageia os 200 anos de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896), apresentando a sua obra ‘Volksfest’ – Finale da Sinfonia nº4. A entrada é franca.
Além da homenagem, serão executadas outras grandes obras do repertório sinfônico, como a ‘Abertura Trágica’, de Johannes Brahms (1833-1897); a abertura da ópera ‘Oberon’, de Carl Maria von Weber (1786-1826); e a abertura ‘A Consagração da Casa’, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Antes do período em que esteve em obras, a Catedral Metropolitana de Aracaju foi local de apresentação para muitos dos concertos da Orsse em temporadas passadas. Após a reinauguração, a orquestra retoma agora suas performances no templo revitalizado.
Segundo o maestro Guilherme Mannis, a escolha das obras privilegiou a acústica da Catedral. “A escrita sinfônica de Bruckner, o homenageado da performance, lembra muito a sonoridade organística, tão cara a uma construção como a Catedral Metropolitana. Poder retomar as nossas apresentações neste templo histórico, levando também a nossa orquestra ao Centro de Aracaju e às comunidades do entorno, é motivo de muita alegria para todos nós”, expressa.

Sobre o compositor – O legado musical do compositor Anton Bruckner é reconhecido por suas sinfonias e composições sacras que representam o romantismo austro-germânico. Reverenciado por sua linguagem harmônica e complexidade polifônica, Bruckner influenciou a música de sua época, enfrentando desafios à aceitação de suas obras. Sua sinfonia mais famosa, a ‘n.º 4 em Mi bemol maior’, demonstra sua capacidade de combinar tradição e inovação. Inspirado por Richard Wagner, Bruckner continua a tradição austríaco-germânica, influenciado por sua habilidade como organista e improvisador.

Sobre a série – “Sons da Catedral” é uma das séries da Orsse, que percorre templos em Aracaju e outras cidades do Estado, com concertos regulares da temporada 2024. Neste ano, já foi realizado um concerto Pascal na Igreja Jesus Ressuscitado, no Bairro Jardins, e estão previstas outras apresentações durante o ano, na Primeira Igreja Batista de Aracaju, Santuário São José e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade