Quinta, 25 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

OS CONSTRANGIMENTOS EM UMA CONVENÇÃO


Publicado em 02 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Em Canindé de São Francisco o prefeito Orlandinho  Andrade e o seu irmão, o suplente de senador Kaká Andrade, esforçaram-se até aonde foi possível para  disfarçar os constrangimentos que afloraram na convenção realizada na última sexta-feira para indicação dos candidatos a prefeito e vice prefeito. O candidato a prefeito Ednaldo da  Farmácia, um correto e benquisto comerciante,  é  estreante na cena política, e, como ele próprio reconheceu  em discurso,  sem a experiência, que agora torna-se indispensável para liderar um grupo e comandar o processo eleitoral.

Como resultado dessa  limitada capacidade de articulação, estão pipocando aqui e ali  desentendimentos que se ampliam em face da vantagem exibida nas pesquisas pelo candidato da oposição Heleno Silva. Chegou  o dia da convenção e os ponteiros não haviam sido previamente acertados, tarefa que caberia ao candidato, um aprendiz de político. Então, em plena convenção,  aconteceu a cena inédita.

O vereador Panque, que  foi o mais votado, é presidente da Câmara e candidato à reeleição, fez um discurso anunciando que não iria apoiar o candidato Ednaldo da Farmácia, e que o seu compromisso era exclusivamente com o prefeito Orlandinho,  no sentido de manter a governabilidade do município, mas não se sentia obrigado a votar em candidato de cuja escolha não participara, e com quem não tivera o prazer de conversar depois.

Na plateia, o inesperado  anúncio fez ampliar a sensação de  desconforto que já se sentia desde a véspera, quando, na convenção  que tornou candidato a prefeito o deputado Heleno,  e a vice a ex-prefeita Rosa  Maria, houve uma soma de apoios, como  do deputado João Daniel, líder do MST, do Frei Enoque Salvador de Melo, a presença do deputado federal Valadares Filho, a formação de um arco de alianças que vai do PT, passando pelo MST e o Democratas. Esses fatos   deixaram claro que a oposição estava unida e engrossara nos últimos dias com importantes adesões. Por outro lado, os oradores que se sucederam demonstraram competência política, articulação e foco em objetivos.  De uma a outra convenção,  pareceu existir um contraponto entre  a competência e a improvisação.

Outro episodio difícil de ser  presenciado sem risos e comentários jocosos  foi o discurso de um  cantor e compositor de toadas boiadeiras,  Paulo Nunes,  aliás muito bom no seu ofício,  mas que, vez por outra, é contagiado por  estranha megalomania,  ou devaneios,  e  imagina-se  grande liderança política. Ele anunciou que  conseguira para Ednaldo o apoio de dois influentes políticos, o ex-prefeito de Paulo Afonso,  Paulo de Deus,  e o suplente de deputado federal, agora assumindo  temporariamente, o respeitado médico Luiz de Deus.  Foi mais além, e disse textualmente que Canindé não precisava de outros,  porque já tinha um deputado federal que o representava e defendia,  Luiz de Deus.  

Como o parlamentar representa na Câmara Federal a Bahia,   naquela convenção partidária  foram ofendidos   toda a bancada federal sergipana,  os deputados estaduais, inclusive Jeferson Andrade,  primo de Orlandinho e  Kaká.  Jeferson  foi o mais votado no município, e lá é muito presente e atuante.  Para completar a frustração,  o anunciado apoio dos dois políticos baianos não ocorreu,  porque, tanto o engenheiro e pecuarista  Paulo de Deus,  como o seu irmão o deputado Luiz de Deus,  não deram o ar da graça  na convenção. O orador Paulo  Nunes  acrescentou ao pacote de desatinos  uma acusação a um senhor que estava na plateia,  logo o intimando a    retirar-se do recinto porque seria um espião, ¨identificado¨ facilmente pelo vermelho da camisa que vestia.    

Tanto o prefeito Orlandinho  Andrade com o  seu irmão Kaká Andrade  ainda querem saber quem foi o responsável por colocar Paulo Nunes, que é assessor do candidato Ednaldo da  Farmácia, entre os oradores da convenção, e quem se esqueceu de conversar, antes, com o vereador  Panque.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade