Segunda, 26 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Papo de velho


Avatar

Publicado em 18 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Curto e grosso.

Rian Santos – [email protected]
 
Martin Scorcese, um octogenário, já não liga para a opinião dos outros. E foi assim, curto e grosso, como convém a um ancião, que falou a uma revista especializada. Questionado sobre o braço audiovisual da Marvel, não escondeu o fastio: “Algumas gerações vão achar que esse é o único tipo de filme que existe”. 
Não é só papo de velho. Há, de fato, pelo menos um aspecto negativo no poder de fogo comercial dos blockbusters: sem o apelo de explosões espetaculares e efeitos especiais desenvolvidos ao custo de muitos milhões, o Cinema ancorado em linguagem pode ser banido das salas de exibição.
Sim, ‘Deadpool’ (2016) é hilário. O idílio racial de ‘Pantera negra’ (2018) convenceu muita gente. Mas as apostas do mercado exibidor fazem corar de vergonha. 
Se o Cine Vitória, a sala de exibição mantida com a cara e a coragem por Rosângela Rocha, jamais se furtou a investir na cinefilia embrionária da aldeia, apostando tudo no eventual interesse de improváveis gatos pingados atraídos pela força da narrativa audiovisual, os complexos multiplex se especializaram no comércio de pipoca. 
Deu no que deu. Hoje, o monopólio mantido por força dos poderes extraordinários de heróis uniformizados sucumbe ante a inanição. Vale dizer: sem as piruetas de um herói com os ovos esmagados pelo colante colorido, o povo do Cinemark morre de fome.
Scorcese, um respeitável senhor de idade, não quer saber de mais um filme do Batman, nem de um novo Homem-Aranha. Cá entre nós, aos quarenta e poucos de idade, após dobrar o Cabo da Boa Esperança, eu também não.
Enquanto isso, ao sul arbitrário da linha do Equador, em tristes trópicos povoados pela Terra Brasílis, o governo de turno estabelece cotas de tela (ver nesta página), um placebo, uma vacina ineficaz contra a doença da imbecilidade. Vai adiantar nada.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade