Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Pediatria da UPA Fernando Franco está fechada


Avatar

Publicado em 30 de abril de 2013
Por Jornal Do Dia


Kátia Azevedo
[email protected]

Atendendo a Portaria 342, do Ministério da Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, zona sul da capital, não fará mais internamentos pediátricos a partir de hoje.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, a medida é uma adequação ao que preconiza o Ministério da Saúde, que só permite atendimento de urgência e emergência nas UPA´s.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, as UPA´s são porta de entrada para casos de urgência e emergência, mantendo pacientes em observação, por período de até 24 horas para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica.
"A medida é aplicada a todas as especialidades e não somente a pediatria, lembrando que as UPA´s enquanto unidades de pronto-atendimento funcionam como urgência e emergência e não para internamento. Na verdade, estamos fazendo uma redefinição do sistema, que inclusive já deveria estar valendo, como determina o Ministério da Saúde. Vale acrescentar que os atendimentos de urgência e emergência continuam normalmente", explica Cristina Rochadel, assessora de comunicação da SMS, ao lembrar que na UPA Nestor Piva, na zona norte de Aracaju, a medida já está funcionando.
Com a medida, as crianças estão sendo transferidas para o Hospital Beneficente Santa Isabel, localizado na avenida Simeão Sobral, no bairro Santo Antônio., na zona norte.
Para descentralizar e garantir a assistência pediátrica, a Prefeitura Municipal de Aracaju manteve no ano passado as unidades de urgência na UPA do Fernando Franco e no Hospital Santa Isabel.
A UPA Fernando Franco atende crianças que moram na zona sul e da zona de expansão. Aberta 24 horas para assistência de baixa complexidade, a unidade faz atendimento clínico básico de casos de diarréia e infecções. Nos casos de trauma e assistência mais complexa, as crianças são estabilizadas e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Atualmente, a escala pediátrica da UPA Fernando Franco conta com cerca de 20 plantonistas-pediatras, com uma jornada de três médicos-plantonistas por turno, dois pediatras-diaristas e uma equipe de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A unidade atende uma média de 90 crianças diariamente.
A enfermaria disponibiliza 15 leitos em duas salas de internamento pediátrico, 16 leitos de observação e uma sala de estabilização. A sala de aerossol tem a capacidade para atender 15 crianças. A unidade conta ainda com sala reservada para coleta de sangue e aplicação de injeções e banheiros adaptados com fraldário. Para tornar o ambiente mais descontraído para as crianças, na Unidade Pediátrica tem uma pequena brinquedoteca.
A Unidade Pediátrica da UPA Fernando Franco foi inaugurada pelo então prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, no dia 16 de outubro de 2009.

Santa Isabel – Através de contrato de prestação de serviço, a Prefeitura de Aracaju oferta aos usuários do SUS assistência pediátrica de baixa e média complexidade no Hospital Beneficente Santa Isabel.
Lá, a unidade pediátrica conta com 15 leitos de observação e 25 leitos de internamento para baixa e média complexidade. Na equipe tem dois pediatras por turno e um pediatra-diarista, que atendem diariamente uma média de 85 a 100 pacientes, de zero a 12 anos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade