Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PESQUISA EM ARACAJU SERÁ DIVULGADA 4ª


Publicado em 02 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Rita Oliveira

A campanha eleitoral deste ano começou no dia 6 de julho e o que vimos até a primeira quinzena do mês passado foi o candidato a prefeito João Alves Filho (DEM) despreocupado pela condição de franco favorito a ganhar as eleições ainda no 1º turno.  Até porque todas as pesquisas apontavam para isso.

A confiança era tão grande de João Alves ganhar as eleições no 1º turno que ele passou os dois primeiros meses de campanha (julho e agosto) vivendo mais em São Paulo e Brasília que em Aracaju. Ele se deu ao luxo de não comparecer a debates e entrevistas realizadas pelos veículos de comunicação e, sequer, fez panfletagens e caminhadas nos bairros.

Nos últimos 15 dias a coordenação de campanha de João Alves e o próprio candidato constataram o crescimento de Valadares Filho nos tracking que fazem diariamente, através da Vox Populi. Principalmente depois que o candidato passou a mostrar no programa eleitoral algumas ações de João como governador de Sergipe, a exemplo da deportação de mendigos para Pernambuco.

Diante dessa nova realidade, João Alves passou a correr atrás do prejuízo e a deixar de fazer pouco caso com o eleitor. Começou a dar entrevistas, a ir para as ruas e a combater propostas do seu principal adversário como a do VLT, que se referiu como "trenzinho" e como um projeto inviável. Para se contrapor a essa proposta que empolgou o eleitor por ser uma boa opção para o problema da mobilidade urbana, disse que implantaria o BRT, que é 10 vezes mais barato que o VLT.

João Alves começou a ir aos bairros que o candidato Valadares visitava um ou dois dias depois dele para tentar desfazer tudo o que o seu adversário disse ou fez na localidade.
Como se não bastasse João Alves adiou a grande carreata que faria no sábado, 29, para o domingo, mesmo dia da carreata agendada e divulgada por Valadares Filho. O resultado: muita confusão e agressão entre partidários e pessoas que trabalhavam para os dois candidatos quando as duas carreatas se encontraram na Orla da Atalaia.

A orla acabou virando uma praça de guerra, principalmente quando partidários de João Alves tentavam a todo custo passar à frente da carreata de Valadares Filho. Várias pessoas ficaram feridas.
Ao mudar de última hora o dia da sua carreata para o mesmo dia da de Valadares Filho, o candidato João Alves acabou trazendo a violência do interior para a capital. Ele sabia que o confronto seria inevitável, pois o destino final da carreata seria na Atalaia, no início da tarde.

A pesquisa Dataform publicada ontem e registrada no TRE com o nº 00079/2012 confirma o que os tracking estão mostrando: a possibilidade de um segundo turno em Aracaju entre João Alves, que caiu para 44,6% das intenções de votos e aparece agora com uma rejeição elevada (23,2%)  e Valadares Filho, que subiu para 31,7% e tem uma rejeição bem menor (13,2%).

Com apenas cinco dias para as eleições e faltando apenas um programa eleitoral e um debate promovido pela TV Sergipe na próxima quinta-feira, a partir das 23h, agora é esperar a abertura das urnas no dia 07 …

Mobilização
A militância do PT se reuniu ontem, no início da noite, no Iate Clube de Aracaju em prol da candidatura de Valadares Filho (PSB). A empolgação foi grande com relação à possibilidade da eleição ir para o 2º turno. O clima foi de virada.  

Os líderes
Estavam no ato político no Iate os líderes do PT: o presidente estadual e deputado federal Rogério Carvalho, o deputado federal Márcio Macedo, a vice e deputada estadual Conceição Vieira, o presidente do Diretório Municipal Usiel Rios, o ex-presidente estadual da legenda Silvio Santos. Além do governador em exercício Jackson Barreto (PDDB), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o senador Valadares (PSB), o presidente do PTdoB Clóvis Silveira e o próprio candidato Valadares Filho.

Clima de virada
O discurso foi no sentido da militância ir para as ruas nessa reta final para conquistar a ida para o 2º turno e ganhar de virada. Todos estavam confiantes na pesquisa do Dataform, que deu João Alves com 44% e Valadares Filho com 31% e nos tracking, que também mostram essa realidade.

Dois momentos
Rogério Carvalho, em seu discurso, empolgou a militância. Foi Jackson Barreto que, emocionado, pediu orações pela saúde do governador. Pediu ainda que todos rezassem um Pai Nosso, o que foi feito à base de muita emoção.
Quadro médico
No final da tarde de ontem foi divulgado o boletim médico dos exames realizados na sexta-feira passada pelo governador Marcelo Déda (PT), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Foi diagnosticado uma neoplastia gastrointestinal, o que o levará a sessões de quimioterapia.  

Os médicos
As equipes médicas que acompanham o governador são coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff, que assinaram o boletim. Eles são os mesmos que acompanharam Déda na cirurgia que fez há cerca de 3 anos para retirada de um nódulo no pâncreas.

Os sintomas
No final da semana passada Déda começou a sentir dores na região do abdômen, o que, por recomendação médica, acabou suspendendo agenda de campanha e atos do governo. Ele fez exames no Hospital São Lucas, que diagnosticou a doença e que acabou motivando a sua ida na última quinta-feira para São Paulo a fim de fazer exames mais específicos e iniciar o tratamento.

Exames
Com os exames do São Lucas, na quinta-feira, como a coluna noticiou, Déda viajou para São Paulo na companhia da primeira-dama Eliane Aquino e a Drª Celi. Passou no aeroporto o governo para o seu vice Jackson Barreto (PMDB), que reuniu no final da tarde o 1º e 2º escalão do governo para falar do problema de saúde do amigo governador, pedir que todos rezassem para a sua recuperação e o empenho de todos na campanha de Valadares Filho nessa reta final.  

Campanha
Sem se abater, no Hospital Sírio Libanês o governador gravou para o programa eleitoral dos seus candidatos a prefeito: Valadares Filho (Aracaju), Valmir Monteiro (PSC/Lagarto), Luciano Bispo (PMDB/Itabaiana), Josefa Paixão (PSB/Capela), Pr. Gerard (PT/Japaratuba), Chico do Correio (PT/Nossa Senhora da Glória) e Dilson de Agripino (PT/Tobias Barreto).

Prazos 1
A partir de hoje e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos Juízos Eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização.

Prazos 2
Quinta-feira, dia 4, é o último dia para expedição de salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar e o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e as 24 horas e realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 5 de outubro de 2012.

Prazos 3
Já o sábado, véspera da eleição, é o último dia para entrega da segunda via do título eleitoral, para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas, e  para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

No programa 1
No penúltimo programa de Valadares Filho exibido ontem foi mostrado o resultado da pesquisa do Dataform que mostra a possibilidade de 2º turno, foi exibido novamente a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e o senador Valadares pedindo votos para o candidato. Além da proposta que é o carro chefe do candidato: o VLT.

No programa 2
Já o penúltimo programa de João Alves mostrou que o adversário Valadares inventou muitas mentiras na campanha, como que o vice Machado queria dividir Aracaju e que agora inventa mais uma: a pesquisa do Dataform. Disse que é uma pesquisa "fajuta" e que todas as outras confirmam vitória do candidato no 1º turno. Voltou a falar sobre o BRT, que se contrapõe ao VLT.  

Nova ordem
O candidato Almeida Lima, em seu penúltimo programa, disse que procurou criar uma Nova Ordem e que nessa eleição não teve debate, apenas uma farsa com a contribuição da sociedade. Disse que a sociedade não quis debater a corrupção, preferiu o debate entre o VLT e o BRT. Finalizou dizendo: "Semeei uma semente e ela não germinou, quem sabe em uma outra temporada".

Pesquisas
Até o próximo sábado, véspera das eleições, pelo menos mais três pesquisas serão publicadas para prefeito de Aracaju. O Jornal do Dia pública amanhã uma pesquisa feita pela Exatta, a TV Atalaia noticiará entre quinta e sexta-feira uma pesquisa da Única e a TV Sergipe divulga o Ibope no sábado.

Curtas
O candidato Valadares Filho aniversariou ontem e teve direito a parabéns no ato político do PT, no Iate Clube.

João Alves visitou o bairro Veneza e as feiras livres do Santo Antônio e Santa Maria.

O deputado Gustinho Ribeiro (PSD) está confiante na reeleição do prefeito Valmir Monteiro (PSC/Lagarto). "Em comício realizado ontem ficou claro que o povo de Lagarto aprova a forma de administrar do prefeito Valmir e vai reconduzi-lo para mais um mandato".

O deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) deve convocar hoje a reunião da comissão especial que vai sabatinar o candidato a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, Belivaldo Chagas.

A comissão consta os nomes que foram lidos em plenário: Francisco Gualberto (PT), Zeca da Silva (PSC), Venâncio Fonseca (PP), Capitão Samuel (PSL) e o próprio Zezinho. 

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade