Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PESQUISA MOSTRA EMPATE TÉCNICO NA DISPUTA EM MONTE ALEGRE


Publicado em 22 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Pesquisa realizada em Monte Alegre pelo conceituado Instituto Brasil Data aponta um "empate técnico" entre os dois principais postulantes ao cargo de prefeito nas eleições de outubro próximo. No ítem pesquisa espontânea, o candidato Tonhão, do PSC, aparece com 37,5% das intenções de voto, enquanto que o candidato Nena, do PHS, tem 34,5%, caracterizando assim uma disputa acirrada entre os dois candidatos. Já na pesquisa estimulada, o empate técnico fica ainda mais evidente, já que Tonhão obteve 40,8% contra 40,6 de Nena.

Os números dessa pesquisa do Instituto Brasil Data diferem, e muito, de uma outra pesquisa realizada por um instituto contratado pelo candidato do PSC, sediado no próprio município de Monte Alegre e que, segundo a opinião de especialistas, não reflete o que se constata junto à população local em termos de eleição para prefeito e que essa nova pesquisa veio a confirmar.  

Ainda em relação aos números apresentados pela pesquisa do Instituto Brasil Data, no item espontânea o número de indecisos (12,4%) é maior do que os que apostam no candidato Geraldo da Farmácia, do PT, que aparece com apenas 5,4% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 3,9% e os que não sabem ou nada responderam chegou a 5,9%.

Já na pesquisa induzida, onde a entrevista apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, os demais números foram os seguintes: Geraldo da Farmácia, do PT, aparece com 8,2% das intenções de voto; indecisos com 4,2% e os brancos ou nulos também 4,2%. Em outras palavras, a disputa em Monte Alegre está polarizada entre os candidatos do PHS (Nena) e o do PSC (Tonhão).

O candidato do PSC, Tonhão, disputa o pleito com a coligação "Monte Alegre em Boas Mãos", enquanto que Nena formou sua coligação com o nome "Seguindo em frente com nossa gente". Já o candidato do PT, Geraldo da Farmácia, do PT, preferiu não fazer qualquer tipo de coligação. Ao todo, 19 vereadores estão co suas candidaturas diferidas pelo TSE para concorrerem à Câmara Municipal.

Ficha Técnica da pesquisa – A pesquisa, como manda a lei eleitoral, foi registrada junto ao Tribunal Regional de Sergipe com o número de protocolo SE-00012/2012 e com divulgação prevista para o dia 22 de julho. Ele foi realizada no período de 10 a 12 de julho e tem margem de erro de 5,1% pontos percentuais, com grau de confiança de 95%, tendo sido entrevistados 355 eleitores.

 Nas tabelas apresentadas, NS/NR significa não sabe/não respondeu e o percentual válido decorre do total de entrevistados excluídos os que não responderam à pergunta em apreço. A amostra está ponderada no que se refere ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico (medido pela renda familiar) dos entrevistados, como apresentado na seção Perfil dos entrevistados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade