Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Pesquisa mostra que João poderá vencer no 1º turno


Publicado em 12 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


Almeida Lima

João Alves Filho

Reynaldo Nunes

Valadares Filho

Vera Lúcia

O ex-governador João Alves Filho (DEM) seria eleito prefeito de Aracaju, no primeiro turno, se as eleições fossem realizas hoje, segundo pesquisa realizada na capital, entre 01 e 03 de agosto, pela Exatta – Empresa de Pesquisas Técnicas Ltda. A pesquisa foi registrada no TRE-SE sob o número 00016, em 06/08/2012 e ouviu 400 eleitores de todas as zonas e classes sociais de Aracaju. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, João teria 55% das intenções de votos. O deputado federal Valadares Filho (PSB), candidato do bloco governista, ficaria com 13%; Vera Lúcia (PSTU), da Frente de Esquerda, teria 8% dos votos: o deputado federal Almeida Lima (PPS) alcançaria 6% dos votos e Reynaldo Nunes (PV) 1% dos votos.

Outros 11% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum deles e 7% não sabiam ou não opinaram.

Espontânea – Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam o seu candidato, João Alves Filho teria 37% das intenções de votos contra 7% de Valadares Filho, 2% de Vera Lúcia, mesmo percentual de Almeida Lima. Reynaldo Nunes não foi citado e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que não disputa as eleições, foi citado por 1% dos entrevistados.

Nessa faixa, surpreende o número de entrevistados que ainda não decidiu o seu candidato: 40% do total, 3% acima do percentual obtido pelo primeiro colocado. Os que disseram que não votariam em ninguém somam 10% dos entrevistados.

Sexo – Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, João Alves vence igualmente entre as mulheres e os homens, mas os entrevistados do sexo masculino demonstram maior preferência pelo ex-governador. Na espontânea, 41% dos homens declaram voto ao candidato do DEM contra 34% das mulheres.

João também é o preferido entre os menos escolarizados (26% contra 7% de Valadares Filho) e os que possuem nível superior (36% contra 11%).

Em relação a classe social, na estimulada, João teria 33% nas classes A1 e A2 contra 28% de Valadares Filho; nas classes B1 e B2, João ficaria com 52% contra 15% de Valadares; nas classes C1 e C2 seria 55% para João contra 13% para o candidato do PSB. Entre os mais pobres, a classe D, João teria 62% contra 8% de Valadares.

Perspectiva de vitória – Apesar de a campanha eleitoral estar apenas começando, o ex-governador João Alves, segundo a pesquisa Exatta, seria o futuro prefeito de Aracaju para a maioria dos entrevistados. Na estimulada, 72% dos entrevistados acreditaram que ele será o eleito; 11% apostam que Valadares Filho seria o eleito, Almeida 4%, Vera Lúcia 1% e não sabem e/ou não opinaram 18%. Nenhum entrevistado demonstrou confiança na possibilidade de vitória de Reynaldo Nunes.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade