Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PF apreende 1.850 quilos de maconha


Avatar

Publicado em 30 de abril de 2013
Por Jornal Do Dia


A drogada estava sendo transportada num caminhão na altura de Simão Dias

Agentes da Polícia Federal apreenderam ontem cerca de 1.850 quilos de maconha prensada que estavam sendo distribuídos em vários estados. Foi a maior apreensão da droga já feita pela PF sergipana. A carga estava no piso falso da carreta de um caminhão bi-trem Volvo de placas KJI-2758/PE, o qual foi interceptado em uma rodovia de acesso em Simão Dias (Centro-Sul). O pernambucano João Gomes, que dirigia o caminhão, foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas e, segundo a PF, já era investigado como suspeito de envolvimento com uma quadrilha responsável pelo transporte de grandes quantias de drogas por Sergipe.
O delegado Daniel Horta Alves, do Núcleo Regional de Combate ao Crime Organizado, informou que estas investigações são desdobramentos da apreensão ocorrida em 8 de janeiro deste ano na BR-101, em Japaratuba (Vale do Cotinguiba). Na ocasião, os federais pararam um caminhão frigorífico de placas DEN-1295/SE com mais 1.600 quilos de maconha e prenderam o paulista Carlos Alberto Teixeira do Nascimento, 45, o "Tchutchucão", que admitiu ter trazido a droga de São Paulo (SP), mas sem revelar o destino, a origem e os fornecedores. Apesar das negativas, os federais descobriram que João Gomes seria o proprietário de outra carreta apta para o transporte de mais drogas.
"Depois da apreensão que aconteceu no início do ano, foi representado ao juiz da Comarca de Japaratuba, o doutor Rinaldo Savino, um mandado de busca e apreensão para encontrar João Gomes e o veículo no qual a carga foi transportada", explica Daniel, ao relatar que a passagem do veículo por Sergipe foi descoberta a partir de investigações da PF. Com o mandado em mãos, os agentes montaram um bloqueio em Simão Dias e apreenderam o caminhão. "Logo que identificamos o veículo, o apreendemos e aqui identificamos os 1.800 quilos da droga", afirmou o delegado.
A maconha encontrada ontem também foi trazida de São Paulo e, assim como a apreendida em janeiro, não seria distribuída só em Sergipe. "Acreditamos que essa droga seria distribuída em vários estados, incluindo capitais, pois o veículo chegou a parar em algumas cidades para deixar uma parte da droga", suspeita Horta. O pernambucano admitiu ser o proprietário do caminhão, como consta nos documentos, mas negou qualquer envolvimento com o grupo responsável pelas cargas de maconha.
As investigações terão continuidade agora, para identificar e prender os outros integrantes da quadrilha. A soma dessas duas apreensões, 2.450 quilos de maconha, elevou o total de apreensões registradas em 2013, que agora é de 3.533 quilos. Em 2012, este total foi de 3.600. Os tabletes da droga aguardam autorização judicial para incineração.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade