FUNCIONÁRIO FOI IDENTIFICADO, AFASTADO DO CARGO E RESPONDERÁ POR PECULATO.
PF faz operação para apurar desvio de encomendas de joias e relógios
Publicado em 09 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação JoiaRara, que investiga um esquema ilegal de desvio de encomendas nos Correios. Agentes do órgão cumpriram mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, em Aracaju. De acordo com a PF, pelo menos um suspeito, que é funcionário dos Correios, foi preso.De acordo com as investigações, este funcionário, que teve decretado o seu afastamento das funções públicas, é o responsável pelos desvios das encomendas postais, supostamente, contendo objetos que tinham como destino uma grande rede de joalheria, com filial em Aracaju.
O suspeito prestou depoimento e confessou a atuação dele nos desvios. A polícia apurou que as mercadorias chegavam a um centro de distribuição dos Correios em Aracaju e, ao serem manuseadas pelo funcionário, ele fazia que as joias aparecessem no sistema de distribuição como ainda aguardando saída para entrega, quando na verdade foram extraviadas. No depoimento, o acusado disse que vendeu as joias desviadas na rua, mas essa alegação ainda está sendo investigada.
A investigação durou um ano e se desdobrou a partir de informações fornecidas previamente pela Estatal, em um trabalho conjunto com a Polícia Federal. O investigado pode responder pelo crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal, com pena prevista de 2 a 12 anos. A direção estadual dos Correios informou que o funcionário recebeu uma punição disciplinar e que a empresa está colaborando com as investigações da PF.