Pista de acesso à praia do Saco é interditada após erosão provocada por maré alta

Avanço do mar destruiu parte do asfalto e comprometeu a estrutura de uma casa na região; Defesa Civil do Estado constrói um desvio (Defesa Civil de Sergipe)

A pista principal de acesso à Ponta do Saco, região da Praia do Saco, no município de Estância, foi totalmente interditada após a erosão do trecho provocada pelo avanço da maré. A medida foi tomada pela Defesa Civil do Estado, pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e por órgãos regionais de trânsito e turismo por causa do risco de desabamento.
De acordo com a Defesa Civil, o avanço da água destruiu parte do asfalto, o que impede a circulação de veículos com segurança. Além do dano na via, a força do mar comprometeu a estrutura de uma casa na área da praia no último sábado (26), destruindo parte da construção.
Para garantir o retorno das pessoas à região da Ponta do Saco, equipes trabalham na abertura de um desvio emergencial na pista. “Este desvio vai estar liberado apenas para moradores, para evitar exposição ao risco, e a interdição vai durar até que seja feita uma ação permanente de contenção do mar”, disse o coronel Silvio Prado, subsecretário da Defesa Civil do Estado.
Segundo a Prefeitura de Estância, as equipes seguem em campo, acompanhando de perto a situação e os serviços de monitoramento da área, avaliando os impactos e reforçando as orientações de segurança.
Em nota, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania e do Departamento de Defesa Civil, informou que mantém o monitoramento permanente da situação na Praia do Saco, especialmente no trecho de acesso à Ponta do Saco.
“As previsões indicam marés de grande amplitude nos próximos dias, com maior atenção para o dia 28 de setembro, quando a preamar poderá atingir aproximadamente 2,97 m, respectivamente. A partir do dia 29, a tendência é de redução gradual da intensidade”, afirmou a prefeitura

Compartilhe esta notícia