Sábado, 15 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PMA adia início do ano letivo para 7 de março


Publicado em 12 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Um dia após o decreto estadual que adiou o início do ano letivo na rede estadual de ensino, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) decidiu seguir as orientações e também decidiu adiar o início do ano letivo nas 74 unidades de ensino da rede municipal para o dia 7 de março. A vacinação nas escolas seguirá o mesmo calendário. No período entre 14 de fevereiro e 7 de março a administração municipal fará a entrega dos kits escolares, com fardamento e material didático para todos os alunos da rede.
“Além disso, vamos aproveitar para intensificar os conteúdos educacionais, fazer reuniões no intuito de preparar ainda mais para o retorno das aulas. Quando retornarmos as aulas, a Prefeitura fará a vacinação nas escolas e distribuirá aos pais um documento de autorização para que a escola tenha permissão de vacinar seus filhos”, ressalta o prefeito Edvaldo Nogueira, que anunciou a decisão nesta sexta-feira.

A decisão foi recomendada pelo Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE), com base na análise do comportamento dos casos novos da doença, que dispararam nas últimas duas semanas. Segundo o governo, os técnicos do CTCAE preveem que o período entre o fim de fevereiro e começo de março terá em Sergipe um pico de crescimento nos casos, internações e mortes causadas pela variante ômicron do novo coronavírus, considerada até 70% mais transmissível que as outras derivações em circulação no Estado. Ainda de acordo com o comitê, apenas a rede estadual de ensino mobilizaria mais de 200 mil pessoas nas ruas, entre alunos, professores e servidores, aumentando as concentrações e aglomerações que podem facilitar a disseminação do vírus.
A Semed garante que está tomando todos os cuidados para garantir a segurança do retorno presencial das aulas na rede municipal. Segundo o órgão, todas as unidades estão equipadas com totens de álcool em gel e equipamentos de higiene pessoal e coletiva, como pias fixas e portáteis, dispensadores para para álcool, sabonete líquido e papel toalha, pulverizadores spray, termômetros digitais infravermelho, lavadoras de alta pressão, fitas para demarcação, tapetes sanitizantes, hipoclorito de sódio, máscaras, luvas, entre outros.

Os prédios passaram por um processo de manutenção e vistoria, de forma a garantir a circulação de ar pelos espaços. As equipes gestoras, por sua vez, receberam nota técnica com orientações visando padronizar as medidas de proteção no que diz respeito à transmissão da covid-19. Além disso, o uso de máscaras para acesso e permanência nas escolas é obrigatório. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) serão distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estudantes, contendo máscaras, porta-máscaras, face shield e squeezes.

Vacinação – Será exigida a vacinação obrigatória de todo o corpo docente e funcionários, que devem comprovar ter recebido os imunizantes no esquema completo (duas doses mais o reforço). Já o processo de vacinação nas escolas municipais também será iniciado no dia 7 de março, tendo como público alvo alunos de 5 a 11 anos. Um cronograma será divulgado semanalmente, com escolas polos recebendo alunos de unidades vizinhas. Ao todo, 32 escolas receberão equipes de vacinação, sendo duas por dia.
A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, dentro do horário escolar, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os alunos que serão vacinados deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e, no dia previsto, além do termo de autorização, é necessário que seja enviada para a escola a caderneta de vacinação da criança, cartão SUS e RG (caso a criança tenha).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade