Terça, 16 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

PMA recolhe mais de 26 mil pneus no primeiro semestre


Publicado em 13 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Os pneus recolhidos são armazenados em um galpão fechado

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já recolheu no primeiro semestre deste ano 26.545 pneus. A ação de coleta, armazenagem e entrega para a reciclagem de pneus em desuso compõe o programa mantido pela PMA.

A ação é crescente de mais de 20% em um ano. Em 2010, foram recolhidos 44.549 pneus. Já em 2011, este número saltou para 53.779.

As agentes de endemias da SMS percorrem todos os bairros de Aracaju e recolhem os pneus velhos em locais cadastrados, como borracharias, ferro velho e postos de gasolina. Esse material é levado e armazenado no Ecoponto da cidade, no bairro Santa Maria. A Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip) recebe e recicla os pneus.

Larvas – A secretária municipal de Saúde, Stella Maris, lembra que o pneu abandonado se transforma em um dos locais propícios para a reprodução de larvas do mosquito transmissor da dengue. "Todos devem ficar atentos ao controle da dengue e contribuir para o destino adequado de pneus. Com a parceria da SMS e Emsurb, o município vem recolhendo esse material para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti", diz.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, diz que é preciso evitar locais que sirvam de acúmulo de água limpa e parada. "Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação dos mosquitos. Depósitos de água sem tampa devem ser lavados duas vezes por semana".

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade