Os pneus recolhidos são armazenados em um galpão fechado
PMA recolhe mais de 26 mil pneus no primeiro semestre
Publicado em 13 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já recolheu no primeiro semestre deste ano 26.545 pneus. A ação de coleta, armazenagem e entrega para a reciclagem de pneus em desuso compõe o programa mantido pela PMA.
A ação é crescente de mais de 20% em um ano. Em 2010, foram recolhidos 44.549 pneus. Já em 2011, este número saltou para 53.779.
As agentes de endemias da SMS percorrem todos os bairros de Aracaju e recolhem os pneus velhos em locais cadastrados, como borracharias, ferro velho e postos de gasolina. Esse material é levado e armazenado no Ecoponto da cidade, no bairro Santa Maria. A Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip) recebe e recicla os pneus.
Larvas – A secretária municipal de Saúde, Stella Maris, lembra que o pneu abandonado se transforma em um dos locais propícios para a reprodução de larvas do mosquito transmissor da dengue. "Todos devem ficar atentos ao controle da dengue e contribuir para o destino adequado de pneus. Com a parceria da SMS e Emsurb, o município vem recolhendo esse material para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti", diz.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, diz que é preciso evitar locais que sirvam de acúmulo de água limpa e parada. "Estamos em época de chuvas, o que favorece a proliferação dos mosquitos. Depósitos de água sem tampa devem ser lavados duas vezes por semana".