Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Equipes da Secretaria de Saúde de Itabaiana fazem nova capacitação


Publicado em 13 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Técnicos da Saúde de Itabaiana passaram o dia na capacitação

A Rede Cegonha está sendo implantada em todo o Brasil. Por esse motivo os municípios integrantes têm investido em capacitar suas equipes de saúde. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ é uma das ferramentas de aprimoramento da rede. A auto-avaliação das equipes através dos indicadores apontados pelo município é uma das etapas dessa implantação.

Para discutir e orientar as equipes quanto às diretrizes da rede, técnicas da Secretaria de Estado da Saúde reuniram-se ontem, 11, durante todo o dia com representantes das equipes de saúde da família do município. De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Márcia Estela Lopes, a reunião foi direcionada, principalmente, para as enfermeiras pelo fato de ser essa profissional que realiza a maior parte dos atendimentos com as pacientes.

A Rede Cegonha é uma estratégia que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e às crianças, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. Apresenta quatro componentes: Pré-natal, Parto e Nascimento, Puerpério e Atenção Integral à Saúde da Criança e Sistema Logístico (transporte sanitário e regulação).

Segundo a coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Terezinha Lima, Itabaiana já possui um dos melhores atendimentos de pré- natal do estado. Daí a importância das equipes sentarem a cada dois meses para se auto-avaliarem. E destaca que todos são atualizados de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Um dos requisitos da Rede Cegonha é o acompanhamento e facilitação dos exames para a gestante. Esse serviço já é ofertado no município desde 2010. No terceiro trimestre da gestação, nossas mulheres recebem um kit, sem precisar se dirigir à regulação de exames. Tem porta aberta na Maternidade São José onde pode realizar seus exames referentes ao pré- natal.

Com isso é reduzido o tempo de espera pelos resultados. Nosso intuito é aperfeiçoar esse atendimento com a Rede Cegonha. No encontro também discutimos os indicadores do primeiro trimestre do ano a fim de avaliar o nosso desempenho e traçar estratégias para o trabalho desenvolvido no município. Nos dias 23 e 24 de julho receberemos técnicos do Ministério da Saúde que avaliarão os indicadores das equipes de saúde inscritas na Rede Cegonha.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade