Cartelas das drogas e o grupo preso
Polícia apreende pela 1ª vez 2C-E e outros tipos de drogas sintéticas
Publicado em 23 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Uma investigação do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) desencadeou uma operação que foi finalizada na noite desta sexta-feira, com a apreensão de uma grande quantidade de drogas sintéticas. Entre elas, está a substância 2C-E, que foi apreendida pela primeira vez em Sergipe. E foi colocada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na lista de entorpecentes proibidos no Brasil. Ao todo, foram achados 181 pontos da 2C-E, que possui os mesmos efeitos do LSD (ácido lisérgico) e é consumida através de pequenos pontos de papel.
Além da nova droga, a polícia apreendeu mais 547 pontos de LSD, comprimidos de ecstasy, porções de maconha, 12 pedras de haxixe, uma balança de precisão e 40 quilos de cafeína, material que geralmente é misturado com a cocaína. Conforme o diretor do Denarc, delegado Flávio Albuquerque, esta foi a maior apreensão de drogas sintéticas já feita pelo Denarc em Sergipe. Ele acredita que todas elas seriam vendidas durante a Odonto Fantasy, no bairro Mosqueiro (zona sul). "Essa operação teve como objetivo a repressão ao comércio de drogas sintéticas por conta da informação da venda dessas substâncias nos arredores de uma grande festa à fantasia que acontece neste sábado em Aracaju", destacou.
Quatro homens que estavam com a droga foram presos: o sergipano Nicolas Costa Paixão, 21, o fluminense Paulo da Silva Rodrigues, 25, e os baianos Ícaro Ramos dos Santos, 22, e Renan Caique de Aragão Lima, 20. As prisões aconteceram nos bairros Farolândia e Jabotiana, a partir de informações levantadas pelo Denarc. Inicialmente, os agentes capturaram Ícaro, Nicolas e Pablo, que estavam em um carro. "Dentro do carro encontramos alguns micropontos de LSD, da droga 2C-E e comprimidos de Ecstasy", detalhou Albuquerque. Outros dois veículos também foram achados com os acusados de tráfico.
Nicolas, por sua vez, foi detido em seu apartamento, na Farolândia, com a maior parte das drogas sintéticas. Um usuário que chegava ao local para comprar drogas chegou a ser detido, mas liberado depois de dar depoimento. A cafeína e as outras drogas foram apreendidas em outro apartamento, onde mora Renan. A polícia também recolheu ingressos para a Odonto e outros eventos, e embalagens de encomendas dos Correios com endereços de Santo Antônio de Jesus (BA), a cidade natal de um dos acusados. Agora, será investigada a origem destas drogas sintéticas, conhecidas por provocar fortíssimas alucinações nos usuários. Os quatro detidos irão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.